Cidadeverde.com

Saúde capilar: veja 5 mitos sobre o crescimento do cabelo

Imprimir

 

Foto: Freepik

 

Há diferentes tipos de cabelos, muitos jeitos de usá-los e para muitas pessoas eles são responsáveis pelo sentimento de bem-estar e confiança. De acordo com a pesquisa da International Society of Hair Restoration Surgery, o cabelo, ou a falta dele, é o atributo físico que mais afeta a autoestima e 62% dos homens entrevistados concordam que ele impacta suas carreiras.

Dados levantados pelos Laboratórios Genesse revelam que 8 em cada 10 pessoas se sentem muito melhor quando estão satisfeitos com o cabelo ou o penteado. Com tanta importância, é natural que os cabelos sejam foco de atenção, mas será que estamos cuidando deles adequadamente?

Para a dermatologista Natália Venturelli, a saúde capilar começa mantendo os cabelos limpos e não há contraindicação em lavá-los todos os dias desde que se respeite o tipo do fio. “É preciso conhecer o couro cabeludo e as características do cabelo para estabelecer uma frequência de lavagem e não ressecá-lo, por exemplo”, explica.

A higiene, além de garantir cabelos saudáveis e bonitos, é aliada para evitar dermatites, irritações e descamações do couro cabeludo. “O acúmulo de sujeira no cabelo pode também favorecer o surgimento de caspa e alterações inflamatórias do couro cabeludo que precisam de avaliação e tratamento médico”, esclarece a dermatologista.

O crescimento do cabelo é influenciado por diferentes fatores, entre eles idade, genética, alimentação, hormônios e a saúde geral do corpo. “Cada folículo capilar contém células-tronco programadas para produzir um tipo específico de cabelo, incluindo textura, cor e espessura e o tamanho dos fios serão determinados, principalmente, pela genética”, salienta. “Algumas condições de saúde, como doenças autoimunes, distúrbios da tireoide e deficiências nutricionais também podem afear o crescimento capilar”, completa.

O cuidado adequado dos cabelos requer limpeza, hidratação regular, uso de produtos específicos para o tipo de fio e boa alimentação.ália.


Confira alguns mitos que circulam na internet:

- Cortar o cabelo faz com que ele cresça mais rápido

O corte dos fios não tem influência no crescimento capilar e nem deixa os fios mais fortes. “Isso porque cortamos a haste, conhecida como parte ‘morta’, e o cabelo continua crescendo na mesma velocidade, geralmente 1,25 centímetros por mês”, ensina.


- Usar anticoncepcional no shampoo

“Não existem estudos que comprovem a eficácia dessa combinação, até mesmo porque o anticoncepcional é um remédio de uso oral e prescrição médica e não temos conhecimento se seus componentes seriam absorvidos através do uso tópico, misturado ao shampoo”, reforça a especialista.


- Massagear o couro cabeludo

“Essa atividade pode aumentar o fluxo sanguíneo no couro cabeludo e estimular as células do folículo capilar, além de ajudar a remover a sujeira e o acúmulo de produtos que podem obstruir e dificultar o crescimento, mas não é uma garantia de que ele vai acontecer e sim de que a saúde dos fios vai melhorar”, define.

 
- Fazer cronograma capilar

Eles funcionam como maquiagem e tratam a haste do fio, melhorando luminosidade e dando brilho, entretanto não atuam no crescimento do cabelo.


- Utilizar óleo de rícino

Extraído das sementes da planta medicinal Ricinus communis, esse óleo tem propriedades laxantes e é usado no tratamento da prisão de ventre. “Há evidências muito fracas que ele melhora a qualidade e o brilho do cabelo e nenhuma eficácia comprovada no crescimento dos fios”, finaliza Natália Venturelli.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais