Cidadeverde.com

Rios seguem acima do nível normal em Barras, Esperantina e Luzilândia, alerta CPRM

Imprimir

Foto: Reprodução/Prefeitura de Barras

O boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) no começo da tarde deste sábado (18) mostra que os rios Parnaíba, Marataoan e Longá continuam acima do nível normal nos municípios de Luzilândia, Barras e Esperantina, respectivamente.

Entre os três, a situação do rio Marataoan em Barras é a mais preocupante. Com 389 centímetros de altura, permanece na cota de alerta mas ainda distante dos 420 centímetros da cota de inundação. A previsão é que o nível da água caia nas próximas horas. 

Por conta das últimas chuvas e a cheia do rio Marathaoan, a Prefeitura de Barras irá decretar estado de calamidade. “Choveu muito na quarta e quinta-feira. O rio subiu quase 1 metro e muitas casas ficaram ilhadas”, disse Ananias Pigmeu, secretário de Meio Ambiente. 

Já os rios Parnaíba, em Luzilândia, e Longá, em Esperantina, seguem na cota de atenção. Apesar do alerta de chuva para todo o estado, a previsão do CPRM é que o nível de ambos os rios também comece a baixar nas próximas horas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas, um amarelo e outro laranja, para todas as cidades do Piauí. A previsão é de chuvas de até 100 mm/dia e com ventos intensos que podem alcançar os 100 km/h. 

Breno Moreno 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais