Cidadeverde.com

Estadualização do HUT depende de suporte financeiro, diz secretário de Saúde

Imprimir

O Governo do Piauí avalia a possibilidade de estadualizar o Hospital de Urgência de Teresna (HUT), a maior urgência e emergência pública no estado, atualmente, vinculado ao município. O secretário estadual de Saúde, Antônio Luiz Santos, destaca que a estatização depende, sobretudo, do suporte financeiro. 

"O governador Rafael ouviu isso do Dr. Pessoa em uma reunião na semana passada e pediu pra fazermos contas e depois conversarmos sobre esse caso. Não é nada fechado e depende muito do suporte financeiro que vai acontecer para se manter. Talvez a prefeitura consiga melhorar os repasses pra ela, através do Ministério da Saúde, e não precise passar para o estado. Mas se for preciso e o governador autorizar, estamos prontos para ajudar a prefeitura de Teresina com o HUT que é um  hospital de grande referência no Piauí", disse Antônio Luiz.

Como justificativa para entregar a gestão do HUT, o prefeito Dr Pessoa alegou o alto investimento, aproximadamente R$ 14 milhões ao mês. Além de pacientes da Capital, o hospital concentra demanda significativa do interior do estado. 

Na área da saúde,  o gestor citou ainda a abertura de 20 novos leitos de UTI no Hospital Universitário (HU)  que devem começar a servir à rede estadual de saúde a partir da próxima semana. 

Antônio Luiz defendeu melhorias na qualidade do serviço ofertado no 11 hospitais regionais no interior do estado e mais sete na Capital. Uma das soluções apontadas para dar mais celeridade  aos atendimentos é a telessaúde. 

"Melhorar a qualidade do serviço, fazer com que o hospitais ofereçam serviços para os quais estão habilitados. Estamos trabalhando para implantar a telessaúde de modo em que qual município do estado, haja um atendimento básico com especialistas na área e evite que as pessoas saiam do município. Mesmo assim, quando precisarem, terem locais próximo ao município para casos de média e alta complexidade", destaca o secretário de Saúde. 

 

Graciane Araújo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais