Cidadeverde.com

Polícia será acionada para identificar "sujões" da linha do metrô

Imprimir

Fonte: CFP

A Companhia Ferroviária do Piauí (CFP), antiga Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP), acionará a Polícia Civil do Piauí para identificar e punir suspeitos de jogarem lixo na linha férrea, crime previsto no Código Penal com pena de reclusão de dois a cinco anos e multa. Além de resultar no atraso de viagens do metrô, o bloqueio dos trilhos por conta do lixo acumulado pode provocar acidentes. 

Neste domingo (19), a CFP realizou a remoção de lixo doméstico e galhos de árvores que estavam sobre os trilhos no bairro Parque Ideal, na zona Sudeste. “Esse entulho sobre a estrutura compromete a segurança do Veículo Leve Sobre Trilho (VLT) e, consequentemente, dos usuários. Acionamos nossa equipe de limpeza, que já recolheu o material, para evitar qualquer atraso nas viagens durante a semana”, explica o presidente do órgão, José Augusto Nunes.

Fonte: CFP

A Companhia Ferroviária do Piauí também encaminhará expediente à autoridade policial para abertura de inquérito com o intuito de identificar os responsáveis pela ação clandestina.

José Augusto Nunes solicita a colaboração da comunidade para denunciar tal prática e também evitar o despejo de lixo em áreas proibidas. “Temos lutado para manter os trechos da linha férrea limpos, atacando os pontos mais críticos. Por isso, pedimos que qualquer descarte seja feito de maneira correta por todos. Desta forma, melhoramos nossa logística e evitamos problemas maiores”, enfatiza o gestor.

Além de crime previsto no Código Penal, o descarte irregular de lixo gera multa aplicada pelo município. Em 2023, a Prefeitura de Teresina aumentou em 6% o valor das multas cobradas para quem joga lixo em local proibido. As infrações podem variar entre R$ 437,54 (leve) e R$ 4315,34 (gravíssima). Para denúncias anônimas, a administração municipal disponibiliza o contato  o contato (86) 99402-3074.

 

Com informações Companhia Ferroviária do Piauí
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: lixometrô