Cidadeverde.com

Chesf volta a aumentar vazão em Boa Esperança após fortes chuvas

Imprimir

Foto: André Schuler/Chesf

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) anunciou na tarde desta segunda-feira(21) que irá aumentar novamente a vazão de saída do reservatório de Boa Esperança, na bacia do rio Parnaíba, em Guadalupe (a 356 km de Teresina). A partir desta terça-feira(21), o novo patamar passará de 800 metros cúbicos por segundo para 1300, devendo permanecer nesse valor até nova reavaliação. 

De acordo com a Chesf, a medida acontece em virtude da previsão de ocorrência de chuvas na região, e da necessidade de seguir a curva de volume de espera do Reservatório de Boa Esperança estabelecida para o período, controlando seu armazenamento, que se encontra com 66,6% do volume útil.

O aumento da vazão do reservatório deve ter impacto nos municípios banhados pelo rio Parnaíba. As autoridades locais devem monitorar a situação. 

“A Eletrobras Chesf ressalta que seja fortemente evitada pelas comunidades ribeirinhas a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação, e destaca que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada”, diz o comunicado. 

De acordo com o sistema de monitoramento do Serviço Geológico do Brasil, o nível do Parnaíba segue normal em Floriano/Barão de Grajaú (MA) e Teresina.

Já em Luzilândia, no Norte do estado, o rio Parnaíba segue em cota de atenção, com 4,38 metros. 

Longá

Após ultrapassar o nível de alerta, o rio Longá continua próximo da cota de inundação no município de Esperantina, é o que mostram as informações do boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na tarde desta segunda-feira (20).

O comunicado do órgão de monitoramento mostra que o nível atual do rio na cidade é de 737 centimentos, bem próximo dos 740 centímetros da cota de inundação. Apesar disso, a previsão é que a altura da água reduza três centímetros nas próximas horas.

 

Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais