Cidadeverde.com

Após acordo, ônibus retornarão nas zonas Norte e Leste de Teresina

Imprimir

Após uma reunião realizada na noite de ontem (22), na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), com motoristas, cobradores e dois consórcios de ônibus, o transporte coletivo nas zonas Norte e Leste de Teresina retornam na manhã desta quinta-feira (23).

De acordo com o superintendente da Strans, Bruno Pessoa, foi feito um acordo extrajudicial e os trabalhadores ficaram satisfeitos. 

“Por determinação do prefeito Dr. Pessoa nós iniciamos esse debate e essa mediação e aqui na sede da Strans, ontem à noite ainda, junto com o sindicato dos trabalhadores e dois consórcios, o da zona Norte e o da zona Leste, iniciamos essa reunião e no final da noite o trabalhador ficou satisfeito, fizemos um acordo extrajudicial para que a frota desses consórcios retornem o quanto antes, inclusive com incremento de frota”, disse o superintendente.

Bruno Pessoa informou que o acordo será homologado ainda na manhã de hoje, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e a previsão é que os trabalhadores retornem ao trabalho assim que assinarem o acordo.

“Ontem a noite ainda os sindicatos entraram em contato com o Tribunal Regional do Trabalho. Estaremos agora no início da manhã homologando o que foi acordado aqui na Strans e a medida que isso acontecer e for homologado, os trabalhadores retornam ao trabalho imediatamente e a gente inicia o processo de pagamento de repasse desse subsídio”, acrescentou Bruno Pessoa.

O superintendente da Strans acrescentou ainda que na reunião foi discutido a remuneração por quilômetro rodado e a instalação de rastreadores nos veículos para monitoramento da frota.

“Iniciamos também uma discussão para que até 90 dias a gente tenha a remuneração do sistema por quilometro rodado e nesse meio tempo a gente também vai instalar rastreadores nessa frota para que efetivamente aqui, diretamente do Centro de Comando, a gente consiga garantir que essa frota cumpra rigorosamente a nossa ordem de serviço. Eu acho que com isso a gente já dá um pontapé inicial e consiga dar uma melhorada no sistema de transporte público da capital”, ressaltou.

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro), Antônio Cardoso, informou que a alternativa do acordo foi a mais viável no momento. 

"Diante dessa situação de recusa do Setut de negociar, nós buscamos uma outra alternativa que não é muito boa, mas é a mais viável nesse momento, então a gente vai assinar um acordo hoje no TRT para que dois consórcios passem a operar em Teresina. A gente teve que fazer esse acordo em uma tentativa melhor que foi R$ 350 [ticket], R$ 80 [plano de saúde] e 6% no salário, sendo que 3% é agora e os outros 3% quando entrar o dinheiro do governo. Diante dessa situação a gente fez isso, até para aliviar um pouco a situação da população”, disse Antônio Cardoso. 

“Esperamos que os outros dois consórcios diante dessa situação venham a negociar com a gente e a gente faça a convenção porque, por enquanto, a gente vai fazer um acordo”

Já sobre a situação nas outras zonas da capital, o superintendente da Strans informou que vai direcionar os veículos cadastrados para suprir a demanda desses bairros.

“Quando os outros retornarem nós vamos redirecionar a frota de cadastrados para essas outras zonas, inclusive as vans que também estão fazendo esse ajuste e assim que sair do TRT vou me encontrar com o prefeito Dr. Pessoa para seguir a determinação dele do próximo passo”, disse.

Antônio Cardoso reforçou ainda que após a assinatura do acordo no TRT espera que os consórcios da zona Sul e Sudeste procurem a categoria para fazer as negociações e realizar a convenção coletiva.

“Esperamos que os outros dois consórcios diante dessa situação venham a negociar com a gente e a gente faça a convenção porque, por enquanto, a gente vai fazer um acordo”, finalizou o presidente do Sintetro.

 

Rebeca Lima
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais