Cidadeverde.com

Prefeitura capacita escolas na prevenção de DSTs e gravidez

Imprimir

O Projeto de Saúde e Prevenção nas Escolas – SPE, desenvolvido numa parceria entre a Fundação Municipal de Saúde - FMS e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura –Semec, mudou a realidade de muitas escolas públicas de Teresina, em relação à educação sexual e reprodutiva e gravidez precoce entre criançase adolescentes.

A iniciativa, de âmbito nacional, mas que também existe nas esferas estadual e municipal, consiste na capacitação de estudantes, pais de alunos e professores para a realização de ações preventivas dentro das escolas e nas comunidades em que estas se localizam.

Existem hoje em Teresina 56 escolas públicas estaduais e municipais envolvidas no Projeto executado pela Prefeitura. Muitas dessas escolas deixaram de ser motivos de preocupação e se tornaram centros de referência na solução dos problemas que afetam principalmente crianças e adolescentes como DSTs, gravidez precoce, drogas, violência e outros danos.

As escolas que vêm trabalhando o SPE desde sua implantação em 2005 contam com espaços denominados “cantinhos de prevenção”, que são uma espécie de biblioteca onde os estudantes encontram materialinformativo e educativo sobre os temas em questão.

Para a coordenadorade DSTs/Aids e Redução de Danos da FMS, Deusa Alcântara, responsávelpela execução do Projeto, essas escolas são importantes porque contamcom grupos de alunos, pais e professores capazes de resolver problemas tanto na própria escola como na comunidade, sem precisar procurar os serviços de saúde.

As capacitações consistem em oficinas, treinamentos em forma de dinâmica, discussões e reflexões de textos além de análises de situações e muitas trocas de experiências. Elas surgiram das demandas que existem dentro das escolas e são realizadas em várias etapas começando na própria escola e estendendo-se para a comunidade através dos grupos capacitados nas escolas.

Completando mais um ciclo de capacitações, a Coordenação de DST/Aids vai realizar, nos próximos dias 16, 17, 18 e 19 mais um treinamento envolvendo 11 escolas, sendo uma estadual e 10 municipais. O evento vai acontecer na escola Edgar Tito pela manhã e no auditório da Fundação Municipal de Saúde na parte da tarde com as escolas municipais.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: