Cidadeverde.com

IBGE visita comunidades de Teresina que ainda não responderam ao Censo Demográfico

Imprimir

Recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estiveram neste sábado (25) no bairro Parque Brasil II para realizar uma ação de mobilização do Censo Demográfico. Segundo o IBGE, cerca de 42 comunidades em Teresina ainda não responderam aos questionários do Censo.

“Estamos na reta final do Censo e nessa fase de apuração, o IBGE selecionou alguns setores censitários para retornar a campo, justamente pessoas que em uma primeira visita estava ausentes ou se recusaram”, explicou o superintendente do IBGE no Piauí, Leonardo Passos.

De acordo com Leonardo Passos, os dados coletados nessas comunidades são importantes para retratar a situação desses moradores e direcionar as políticas públicas do município.

“Essa ação é feita nas comunidades devido a importância do retrato fidedigno das populações que moram em vilas, em comunidades, justamente a população que precisa de saneamento, de coleta de lixo, de políticas direcionadas e especificas para essas comunidades”, acrescenta o superintendente. 

Para garantir segurança da população na hora de receber a visita do recenseador, o coordenador de divulgação do Censo Demográfico, Eyder Mendes, explica quais são as maneiras que o morador pode confirmar a identidade do recenseador.

 “Nossos recenseadores estão sempre bem identificados utilizando coletes, no colete tem uma foto com crachá, um 'QR Code' também e você encosta o celular e no 'QR Code' você consegue visualizar os dados do recenseador, a matrícula dele, o nome dele, a própria foto também, há possibilidade de você acessar o site respondendo.ibge.gov.br e existe o telefone 0800 721 8181 que você pode ligar e certificar que aquele ali é o nosso técnico”, informa.

Segundo o IBGE a previsão é que os resultados definitivos do Censo Demográfico, com a população de todos os municípios do país, seja divulgado no final do mês de abril.  A ação de mobilização do Censo é nacional e acontece em todo os estados do Brasil. 

 

Rebeca Lima 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais