Cidadeverde.com

Banco de Leite está com estoque baixo para alimentar 80 bebês diariamente

Imprimir

O Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, está com o estoque baixo para alimentar bebês prematuros. Em entrevista ao Notícia da Manhã, a coordenadora do Banco, Vanessa Paz, informou que o local não consegue suprir toda a demanda e diariamente, 80 bebês prematuros necessitam do alimento.

“Hoje não conseguimos cobrir 100% dos bebês prematuros em UTI, nós cobrimos um percentual e para isso é observado o grau de prematuridade, o peso ao nascer. Então os bebês numa condição clínica mais favorável, em aleitamento misto, infelizmente às vezes a gente procura os substitutos, o que não é ideal para o prematuro”, ressalta a coordenadora.

Ainda de acordo com Vanessa Paz, o aleitamento artificial, por meio de fórmula, pode causar intercorrência clínicas na saúde do bebê prematuro.

“Pelas condições fisiológicas do prematuro, alguns prematuros tem muita intercorrência clínica, quando ele é um submetido a um aleitamento artificial. Então a necessidade de coleta é urgente e constante porque nascimento de bebês prematuro é algo ascendente no nosso país e no nosso estado”, acrescenta.

Fotos: Ascom/MDER 

No Piauí, além da capital, as cidades de Parnaíba e Floriano também possuem postos de coleta de leite humano. Segundo Vanessa Paz, após ser coletado, o leite é enviado ao Banco, na Maternidade Dona Evagelina Rosa, para ser processado e passado por um controle de qualidade e em seguida, é direcionado novamente para os municípios.  

“O Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa é o único do estado que faz todo o processamento e controle de qualidade do leite que é doado não só aqui para o banco do leite, mas é importante que a população saiba que nós temos um posto de coleta na cidade de Floriano, um na cidade de Parnaíba e três postos de coleta aqui em Teresina. Então, a mãe em condição de doação ela pode se dirigir a esses locais e todo o leite coletado nesses postos, eles migram para o banco de leite para processamento e assim a gente possa ter a chance de cobrir um percentual maior de bebes”, diz a coordenadora.

Para doar o leite materno, Vanessa Paz ressalta que a mãe precisa estar com seu bebê saudável e seguir os critérios de doação do Regulamento Técnico previsto na Anvisa. A retirada do alimento pode ser feita em casa, sem a necessidade de descolamento até o posto de coleta.

“A mãe que está amamentado seu bebê saudável, pelos critérios da condição de doação imposta pela RDC, ela se dispõem a fornecer os exames do seu último trimestre de pré-natal e de forma bem tranquila, em casa, ela pode fazer essa retirada ao longo de 10 a 12 dias e o banco de leite disponibiliza um veículo, um equipe, que vai até residência dela receber esse leite. Além de doar, se ela necessitar de orientações, apoio no manejo da amamentação, ela pode se dirigir ao Banco de Leite e também aos postos de coleta”, acrescenta.

Em Teresina, além do Banco, localizado na Maternidade Dona Evangelina Rosa, existem outros três pontos de coleta na Maternidade Wall Ferraz (Ciamca), Maternidade do Buenos Aires, Maternidade do Satélite. Já em Parnaíba, o posto fica no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) e em Floriano, no Hospital Regional Tibério Nunes.

Para acionar o Banco de Leite Humano, a mãe pode ligar para o telefone 0800 280 2522 ou (86) 3228-2022.

  

Rebeca Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais