Cidadeverde.com

Segurança quer integrar DP com Batalhões e melhorar monitoramento de ações

Imprimir

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

A Secretaria de Segurança Pública estuda integrar ações das delegacias com os Batalhões em uma investida de fortalecimento de forças contra a criminalidade. Entre as medidas está o de criar um setor que será responsável para acompanhar as atividades e apresentar as estatísticas. 

“Queremos um chefe que vai cobrar resultados dos distritos policiais, que responda a comunidade, ao conselho sobre os números. Vai ter um chefe da área, mas os distritos continuam funcionando. Hoje temos vários distritos e no final ninguém é responsável por nada”, justificou o secretário de Segurança, Chico Lucas sobre o estudo para criar as áreas integradas. 

O projeto ainda está sendo estudado pela Segurança. Segundo o secretário, a criação não envolve necessariamente uma estrutura, mas a divisão territorial das áreas. Ele informou ainda que existe a possibilidade da pasta criar 30 áreas de segurança no Piauí, sendo oito delas em Teresina.  

“Estamos estudando as áreas integradas. Queremos que as áreas coincidam tanto com as partes dos distritos como na parte dos batalhões. Que elas sejam as mesmas áreas para que a gente possa ter referência para a própria comunidade saber quem é o chefe do batalhão, quem o chefe do distrito. Tudo isso está sendo estudado para em breve a gente lançar as áreas integradas de segurança pública”, destacou o secretário.  

Delegacias seccionais

Já o delegado-geral de Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko explicou ao Cidadeverde.com que a ideia é que sejam criadas delegacias seccionais nos bairros onde existam mais de uma delegacia em Teresina. 

A informação foi repassada à reportagem após o delegado ser questionado sobre a informação de que as delegacias do 22º e 24º Distrito Policial, que atendem a região do Grande Dirceu, seriam extintas.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

Luccy Keiko descartou essa possibilidade e afirmou que a segurança não tem como objetivo reduzir os serviços policiais nas comunidades. O que há, segundo o delegado, é um estudo para criar as delegacias seccionais - que têm por atribuição supervisionar as atividades de polícia nas respectivas unidades policiais subordinadas.

“O que está sendo feito agora é um projeto de áreas integradas da segurança pública em que determinadas áreas existam mais de uma delegacia terá uma seccional que terá um chefe daquela área integrada de segurança pública. Não temos redução de reduzir serviços policiais”, destacou o delegado Luccy Keiko. 

O delegado geral garantiu que antes de qualquer iniciativa será discutida com a comunidade. 

 

Nataniel Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais