Cidadeverde.com

Os 8 maiores artilheiros da Premier League

Imprimir

Considerado o mais disputado da Europa, o campeonato inglês é uma enorme vitrine de jogadores, possui enormes audiências e é um dos que mais mobiliza fãs do esporte em sites de apostas

Neste artigo, vamos te apresentar os oito maiores artilheiros da Premier League, que é a versão moderna do torneio, disputada desde a temporada de 1993/1994.


Foto: KelvinStuttard/Pixabay

Jermain Defoe – 163 gols

O atacante jogou 19 temporadas no campeonato, entre a de 2000/2001 e 2018/2019. Nessas quase duas décadas, ele entrou em campo em 496 jogos, por cinco times: West Ham, Portsmouth, Sunderland, Bournemouth e Tottenham Spurs, onde ele anotou a maioria dos seus 163 gols na competição.

Thierry Henry – 175 gols

O francês fez história no Arsenal, clube pelo qual conquistou dois títulos e defendeu em suas 258 partidas pela Premier League, nas quais marcou 175 gols em nove temporadas, entre 1999/2000 e 2006/2007, com uma volta em 2011/2012, quando atuou apenas quatro vezes, mas conseguiu marcar seu gol de despedida do futebol inglês.

Frank Lampard – 177 gols

O experiente meio-campista inglês é o não atacante que mais marcou na história do torneio. Foram 177 gols em 611 jogos, por três equipes diferentes. Ele começou no West Ham, onde atuou de 1995 até 2001. 

Depois teve uma marcante passagem pelo Chelsea, que durou treze temporadas, e uma rápida pelo Manchester City, que defendeu entre 2014 e 2015.

Sergio Agüero – 187 gols

Na lista de artilheiros da Premier League, El Kun, como o argentino é conhecido, é o mais bem colocado entre os estrangeiros. Além disso, tem também o melhor aproveitamento de gols por tempo da liga entre seus 150 principais goleadores: ele marcou um a cada 108 minutos em campo, somando 184 em 275 partidas. Entre eles, estão 12 hat-tricks, outro recorde.

Todas suas aparições no campeonato foram com a camisa do Manchester City, clube pelo qual conquistou cinco taças. Na temporada de 2011-12, anotou o histórico gol do título no último minuto da última rodada, naquela que é considerada a decisão mais emocionante da história da Premier League.

Andy Cole – 187 gols

Os 415 jogos de Andy Cole pela Premier League foram disputados com ele vestindo nada menos do que sete camisas diferentes. Ele estreou no torneio na temporada de 1993/94 pelo Newcastle United e passou por Manchester United – onde teve seu ápice no final dos anos 1990 -, Blackburn Rovers, Fulham, Manchester City, Portsmouth e Sunderland.

Apesar disso, nem todas as passagens de sua carreira foram tão bem-sucedidas. Seus 187 gols na Premier League foram anotados por apenas cinco desses clubes. Ele acabou passando em branco no Fulham e no Sunderland, onde não conseguiu balançar as redes no campeonato.

Harry Kane – 204 gols

Tudo indica que a posição de Kane na lista deve sofrer uma modificação em breve. Mais cinco gols o colocam em segundo lugar isolado entre os maiores artilheiros da competição. Isso não deve demorar a acontecer, considerando o apetite voraz do atacante dentro da área. Um gol dele é boa dica para quem aposta na Premier League em sites como a Betfair

A maioria de seus tentos na Premier League aconteceram com a camisa do Tottenham Spurs. Foram 187, para ser mais preciso, o que faz dele o maior artilheiro por uma única equipe do torneio. 

Ele também atuou pelo Norwich City na temporada de 2012-13, quando atuou sob empréstimo pelo clube. Além de terceiro maior goleador da liga, ele é empatado com Rooney, o jogador que mais marcou pela seleção inglesa, com 53 gols.

Wayne Rooney – 208 gols

Shrek, como foi apelidado por conta de sua semelhança com o famoso ogro animado, teve uma das carreiras mais meteóricas do futebol inglês. Revelado pelo Everton, de Liverpool, sua cidade natal, marcou seu primeiro gol como profissional com apenas 16 anos. Em 2004 foi contratado pelo Manchester United pela quantia de vinte e cinco milhões de libras.

Foi pelos Red Devils que Rooney brilhou e colocou seu nome nos livros. Pelo clube, ele conquistou a Premier League por cinco vezes e é o maior artilheiro da história do clube. Em 491 aparições no campeonato, por Everton e United, ele anotou 208 gols. Além disso, é quem mais foi eleito jogador do mês da liga empatado com Steven Gerrard, ambos com cinco vitórias.

Alan Shearer – 260 gols

Ídolo da seleção inglesa, o atacante disputou o campeonato pelo Blackburn Rovers da temporada 1993-94 até a de 1995-96, quando se transferiu para o Newcastle United. 

Ele é o único jogador a marcar mais de trinta gols em três temporadas consecutivas (as três que atuou pelo Blackburn), além de ser o maior artilheiro de uma única temporada (junto com Andy Cole), ao marcar 34 gols em 1994-1995.

Além disso, Shearer ainda é o único a marcar cinco hat-tricks em uma mesma temporada (1995-96). Mas o seu recorde mais marcante são os 260 gols anotados em 441 jogos, que o coloca na liderança da lista de maiores artilheiros da Premier League. 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais