Cidadeverde.com

Instituto de Identificação do Piauí já emite novo RG; veja documentos necessários

Imprimir

Foto: Divulgação 

O Instituto de Identificação do Piauí já deu início à emissão do novo RG. Em entrevista ao Notícia da Manhã, o diretor geral do Instituto, Marcelo Mascarenhas, explicou que o novo documento de identidade possui diversos códigos de segurança, como a numeração única de identificação.  

“Um dos novos elementos da nova carteira de identidade é justamente o reforço da segurança, primeiro porque é um cadastro nacional, o número é unificado e o número é o do CPF, então em qualquer estado que você tire o RG, você vai ter o mesmo modelo de RG e a mesma numeração”, explica o diretor.

Ainda de acordo com Marcelo Mascarenhas, o novo RG poderá servir como identidade internacional em países que possuem parceria com o Brasil.

“Além disso, o RG vem com novos códigos de segurança, inclusive dentro dos critérios internacionais de modo que se ele serve tanto como identidade internacional. Ele não substitui o passaporte, mas nos países que tem acordo com o Brasil, ele serve como uma carteira internacional”

Além dos recursos de segurança, o novo RG pode constar informações de outros documentos como o título de eleitor, carteira nacional de saúde e carteira de trabalho.

Para tirar o novo RG é preciso apresentar a certidão de nascimento ou casamento, um comprovante de residência e o número do CPF. A primeira via é gratuita e segunda via custa R$ 20,60.

Já caso a pessoa opte que seja anexado no RG as numeração de outros documentos, é necessário levar a versão física do documento que seja como o do número do NIS, Pis/Pasep, CNH, título de eleitor, tipo sanguíneo, carteira profissional, certificado de reservista (para homem), e cartão do SUS. Na nova identidade também é possível constar inclusive se a pessoa é portadora de algum tipo de deficiência.

Ainda segundo o diretor do Instituto de Identificação, a validade do documento é de dez anos se você tiver entre 12 e 60 anos e se você tiver mais de 60 anos, a validade é indeterminada. Já se a pessoa tirou a carteira quando criança, de 0 a 12 anos, o documento tem a validade de cinco anos.

Foto: Reprodução/Google Maps 

Em Teresina, os pontos de atendimento são no Shopping Auto Mall, Shopping Rio Poty, na sede do Instituto de Identificação, na Praça Saraiva, no CSU do Parque Piauí e anexo do 24º DP no bairro Dirceu.

Já no interior do Piauí, o Instituto tem parceria com cerca de 213 municípios que possuem um ponto de atendimento.

 

 

Rebeca Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais