Cidadeverde.com

Oneide Rocha recebe medalha Coelho Rodrigues concedida pela Câmara de Picos

Imprimir

Na noite desta quinta-feira (30) a Câmara Municipal durante sessão solene concedeu título de cidadania a personalidades que contribuíram com a cidade de Picos e realizou a entrega da Medalha Coelho Rodrigues, maior honraria do município. Entre os homenageados estiveram a professora, ativista e liderança política, Oneide Rocha, e o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo Cardoso e Silva.

Na ocasião, a Câmara ainda celebrou os 43 anos de criação do Partido dos Trabalhadores (PT) e 101 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Diversas lideranças das siglas, apoaidores e familiares dos homenageados participaram do evento.

A professora picoense, Oneide Rocha, recebeu a maior honraria do evento - Medalha Coelho Rodrigues. A militante e figura política feminina destacou a alegria em receber tamanho reconhecimento. 

"É um momento de agradecimento, é um momento de alegria pelo reconhecimento. Mas, acima de tudo é um compromisso maior para continuar a caminhada na Educação, nos movimentos sociais tendo em vista a transformação da sociedade. Esse título me foi concedido em 2015 para ser recebido em 2016, por ocasião que eu completaria 50 anos de vida pública na educação, na política e na luta social. Mas houveram outros acontecimentos e eu esperei a melhor oportunidade e agora chegou nesse momento festivo de comemoração dos 43 anos do PT e 101 anos do PCdoB, companheiros de luta, caminhada, partidos que estiveram ativos na reconstrução do país", destacou Oneide Rocha.

Oneide Rocha

A homenageada com a medalha é ativa com as pautas dos movimentos sociais e sempre esteve engajada em suas lutas. Em 2003 foi convidada pelo Governador do Piauí para assumir o cargo da Reitoria da Universidade Estadual do Piauí. Além do universo acadêmico, a veia política sempre foi uma marca presente na professora e após 106 anos de emancipação política do município, Oneide se candidatou a prefeita de Picos e alcançou o segundo lugar, obtendo 7.450 votos. Posteriormente tentou ocupar a chefia do Palácio Coelho Rodrigues nos anos de 2000 e 2004. Doze anos depois, se candidatou a deputada estadual ocupando a 1ª  suplência. Em 2002 concorreu a suplência de senadora. 

Outro homenageado na noite é o secretário estadual Mauro Eduardo Cardoso e Silva que recebeu título de cidadão picoense. O gestor destaca que receber a honraria aumenta a responsabilidade para atuar em prol do município.

"Primeiro dizer da alegria, felicidade, estar na cidade de Picos hoje recebendo essa homenagem numa data importante que é o aniversário do Partido dos Trabalhadores. Eu quero render as minhas homenagens ao vereador Wellington Dantas que foi o propositor desta importante honraria que recebo. A partir de hoje só aumenta a minha responsabilidade enquanto gestor, enquanto representante do poder público estadual em puder trabalhar ainda mais por essa cidade porque agora me torno cidadão picoense", concluiu.

Secretário Mário Eduardo Cardoso

Paula Monize

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais