Cidadeverde.com

Governo quer adotar modelo da Estônia para adoção de crianças e adolescentes no Piauí

Imprimir

Foto: divulgação Governo do Estado

O modelo desenvolvido para adoção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na Estônia vai servir de inspiração para o Piauí. Neste domingo (02), o governador Rafael Fonteles e a a primeira-dama, Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pelas Crianças no Piauí, visitaram orfanato de Tallinn, o maior do país europeu, para conhecer a instituição e como o uso da tecnologia facilita no processo adotivo. 

Foto: divulgação Governo do Estado

"É um amplo espaço que acolhe as crianças, principalmente, as situações mais especiais [...] mas há várias outras modalidades de acolhimento das crianças em situação de vulnerabilidade, tanto as famílias acolhedoras quanto as famílias que adotam as crianças com apoio, obviamente, do poder público e de algumas organizações não-governamentais. Esse serviço também altamente tecnológico com serviço de saúde, educação, assistência social, tudo integrado, para que essas crianças tenham acompanhamento integral com precisão para realmente conseguirem ter o desenvolvimento integral", destacou Rafael Fonteles. 

Foto: divulgação Governo do Estado

Em um vídeo nas redes sociais, a coordenadora do Pacto pelas Crianças no Piauí reforça que o modelo da Estônia servirá de inspiração para o Piauí. 

"Viemos fazer essa visita a esse orfanato na Estônia para ver o que tem de melhor na Assistência Social de crianças e adolescentes para que a gente possa levar para as nossas crianças", pontua a primeira-dama. 

 O lar da criança de Tallinn é uma casa completa, com amplo espaço, inclusive na parte externa, com brinquedos e horta para as crianças. A comitiva  do Governo do Piauí viu a experiência estoniana tanto aquelas que são abrigadas no orfanato quanto aquelas que ficam em casas de famílias acolhedoras até conseguirem um lar de adoção.

Foto: divulgação Governo do Estado

AGENDA NA EUROPA

Na Estônia, neste domingo,  o governador  participa de evento sobre o potencial do Piauí na produção de hidrogênio verde e, na segunda-feira (03),  do e-Estônia Briefing Center e faz visita à sede da Prefeitura de Tallin. No mesmo dia, ele vai ao Ecossistema de Inovação, onde conhecerá alguns cases de empresas nas áreas de turismo e economia, como Lift 99, uma hub de coworking. À noite, Rafael participa do evento de lançamento do Piauí Startups e Barra Grande para Nômades Digitais.

Na terça-feira (04), o governador segue na Estônia para conhecer os sistemas de saúde (e-health), de segurança (e-segurança), e também a administração do governo. A proposta é estabelecer parcerias com o governo local, considerado o mais digital do mundo. Na mesma data, dia 4, Rafael Fonteles participa do evento de lançamento da Câmara de Comércio Digital Piauí e UE X-Road.

Na quarta-feira (05), o governador do Piauí conhecerá o sistema educacional estoniano, fará visita à escola Kindluse Kool e depois segue com a comitiva para Portugal. Em Lisboa, no dia 6 de abril, Rafael vai lançar o evento “H2Piauí – Cimeira Piauí Europa de Hidrogênio Verde”, com o objetivo de estabelecer e estreitar laços de cooperação entre instituições públicas e privadas.


Graciane Araújo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais