Cidadeverde.com

Campanha de imunização contra Influenza será iniciada em Picos

Imprimir

Foto: Paula Monize - Cidadeverde.com/picos

Na próxima segunda-feira (10) o município de Picos dará início à Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza H1N1. A vacinação segue até 31 de maio, Dia 'D'. 

O público-alvo da campanha de vacinação são crianças de 6 meses a menores de 6 anos - 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; professores das escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas e Caminhoneiros;

A coordenadora de imunização de Picos, Mariana Fontes, destacou a importância de imunizar o público para evitar as formas graves da doença que pode levar a morte.

“É importante vacinar! A influenza é um vírus que causa muita preocupação entre os grupos prioritários, pois pode levar a internações e outras complicações, e até mesmo à morte. Toda a Rede de Saúde Municipal contará com equipes de profissionais disponíveis para atender o público", frisou a coordenadora.

A campanha contra a Influenza será realizada em todas as Unidades Básica de Saúde com sala fixa de vacina. Nos postos em que não houverem salas de vacina, os agentes comunitários agendarão o público a ser imunizado.

Influenza H1N1 - causas e sintomas

Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo ser fatal. O vírus vive por duas a oito horas em superfícies e lavar as mãos com frequência ajuda a reduzir as chances de contaminação.

Acredita-se que o H1N1 possa ser transmitido da mesma maneira pela qual se transmite a gripe comum. Os vírus da influenza se disseminam de pessoa para pessoa, especialmente através de tosse ou espirros das pessoas infectadas. Algumas vezes, elas podem se infectar tocando objetos que estão contaminados com os vírus da influenza e depois tocando sua boca ou o nariz.

É importante saber reconhecer os sinais de gravidade nas crianças gripadas para evitar complicações graves. Nos pequenos, os sinais indicadores de atendimento médico de emergência incluem:

• Respiração rápida ou dificuldade para respirar;
• pele azulada (cianose) ou acinzentada;
• ingestão insuficiente de líquidos;
• vômito acentuado ou persistente;
• a criança não acorda ou não apresenta sinais de interação (fica apática);
• irritabilidade;
• os sintomas da gripe melhoram, mas depois retornam acompanhados de febre e a tosse piora.

Informações da Fiocruz

 

Paula Monize

[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais