Cidadeverde.com

Em Teresina, delegacia já registra 500 boletins de ocorrência por golpes virtuais em 2023

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

Os golpes virtuais estão cada vez mais frequentes com o avanço da tecnologia. Em Teresina, somente em 2023, mais de 500 boletins de ocorrências foram registrados na Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI) que é responsável por investigar essa prática criminosa.

Para cometer o golpe e enganar a vítima, os criminosos geralmente utilizam perfis falsos com fotos roubadas em redes sociais e enviam mensagens solicitando dinheiro através de depósitos bancários ou pix.

Na semana passada, o deputado federal Florentino Neto (PT-PI) foi alvo desses golpistas. O parlamentar foi surpreendido com a circulação de mensagens falsas envolvendo seu nome.

O delegado Humberto Macola explica como os golpistas fazem para roubar as informações das vítimas ou enganar essas pessoas.

“O criminoso se apossa da conta da vítima através da falha na verificação de duas etapas, através da engenharia social ele entra em contato com a vítima se passando por uma empresa de fiscalização ou empresa bancária pedindo o número de verificação que chegou no SMS da vítima”, esclarece.

Humberto Macola informa ainda as providências que as pessoas devem tomar caso sejam enganadas em golpes virtuais. 

 “A primeira providência é você registrar um boletim de ocorrência, até para você se prevenir se utilizarem seus dados de forma indevida e você pode alegar que fez um boletim de ocorrência e explicar o ocorrido. A partir desse boletim de ocorrência, nós vamos passar a investigar, entrar em contato com a empresa bancária que é vinculada a vítima, informar o que aconteceu, e se for o caso, entrar com uma ação de indenização por danos morais, materiais e buscar a parte criminal com a gente da delegacia”, ressalta.

 

Rebeca Lima e Idria Portela (TV Cidade Verde) 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais