Cidadeverde.com

Dom Jacinto pede "jejum de redes sociais” para que não empobreçam a Páscoa

Imprimir

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

Dom Jacinto Brito, arcebispo emérito de Teresina, pediu aos fiéis que façam “jejum de redes sociais” para que não empobreçam a Páscoa.

Para o líder religioso, a tecnologia ajuda os fiéis na aproximação com celebrações em lugares históricos como Roma, mas é preciso cautela para não deixar de viver, segundo Dom Jacinto, a maior festa para os fiéis da igreja católica. 

“Se ficarmos só nas redes sociais a gente empobrece a Páscoa. Ela tem que ser vivida em comunhão com os irmãos nas celebrações, na comunidade, cantando, rezando, ouvindo a palavra, orando em silêncio para nos abastecer a fim de sermos no mundo testemunhas do ressuscitado”, explicou Dom Jacinto em entrevista ao Cidadeverde.com. 

Para o religioso, as redes sociais têm muitas mensagens boas e possibilitaram aos fiéis se conectarem em tempo real com os acontecimentos marcantes da igreja. A exemplo, Dom Jacinto falou sobre a missa em Jerusalém e em Roma, onde está o Papa Francisco. 

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

Viver a Páscoa em meio a crises

Dom Jacinto destacou que neste momento em que muitos sofrem com desastres naturais, como na Síria, ou guerras como a população da Ucrânia e Rússia os fiéis precisam exercer a solidariedade e orar. 

“O ser humano é por natureza gregário. Nós somos criados para uma vida social, o cristão mais ainda. Ele se sente membro de uma comunidade. Nesse período, nós gestamos a solidariedade, seja pelo repúdio a violência, qualquer tipo de violência, às vezes compartilhando um bem nosso, seja dinheiro, para socorrer vítimas de enchentes, incêndios, terremotos”, frisou o Dom Jacinto.

O ex-arcebispo ressaltou que o Papa Francisco tem recolhido doações durante a Semana Santa para enviar para a Ucrânia. Segundo ele, ajuda humanitária foram enviados para o país com o intuito de mostrar àquela população a solidariedade de toda a igreja.  

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

“Para que todos os membros da igreja como um todo possam sentir que não estão sozinhos. Isso é muito importante. Essas pessoas precisam saber que não estão sozinhas. Mesmo que não tenham a mesma fé que nós, não importa. São filhos do mesmo Deus e não fazemos distinção de pessoas. Para fazer o bem, não se faz distinção de ninguém”, acrescentou Dom Jacinto.

Mensagem de Páscoa 

A mensagem que Dom Jacinto enviou aos fiéis através do Cidadeverde.com é sobre ter presença de Cristo onde quer que os fiéis estejam. Para ele, é preciso que o cristão tenha força e não fraqueje em meio a tantas crises que assolam a sociedade. 

“Somos presença de Cristo onde quer que estejamos. Que essa presença não seja pálida, anêmica, mas forte, energizante, cheia de vida. Por isso, as celebrações nos revitalizam para poder levar ao mundo uma mensagem de esperança. Diante dos fracassos e problemas, nós sejamos pessoas que desanimam. Isso não é do cristão. Nós somos mulheres e homens de esperança. Continuemos a lutar. Jesus já ressuscitou, Ele garantiu a vitória e nós vamos conquistar essa vitória com Ele”, completou Dom Jacinto. 

 

Nataniel Lima
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais