Cidadeverde.com

Prefeito de Batalha decreta calamidade, suspende aulas e eventos devido às chuvas

Imprimir

Fotos enviadas ao portal Cidadeverde.com

O prefeito de Batalha, José Luiz Machado, conhecido como Zé Luiz do Frango, decretou estado de calamidade pública após as fortes chuvas que atingiram o município. Cerca de 70 famílias estão ilhadas, 18 desabrigadas, os eventos e as aulas estão suspensos na cidade, que fica a 161 km de Teresina.

“Até o momento a informação que temos é que são 18 famílias que estão sendo acolhidas e atendidas pelo município. O que aconteceu lá é que choveu muito e a água entrou nas casas, destruiu móveis. Em apenas uma hora de chuva foram 88 mm, e em 1h30 foram 96 mm, então em qualquer cidade haveria problemas, e lá não tinha como escoar toda essa água, que acabou entrando nas residências”, explicou Werton Costa, que é assessor técnico e climatologista da Defesa Civil Estadual.

Confira aqui o decreto

Pelas redes sociais o prefeito Zé Luiz do Frango informou na quinta-feira (6) que publicou um decreto de emergência e suspendeu a realização de eventos no município. 

“Estou baixando um decreto emergencial em estado de calamidade devido às fortes chuvas que Batalha vem passando nesses últimos dias. Ontem à noite teve uma chuva muita forte e atingiu todos os bairros na zona rural. São muitas famílias que estão sofrendo neste momento e em solidariedade a essas famílias, estamos toda a equipe de governo lutando, orientando, conversando, e dando suporte. Então, tomamos outra decisão e todos os eventos no município de Batalha inclusive a grande festa da ponte do vaqueiro na região do Monte Alegre estão suspensos e vamos salvar vidas que são mais importantes”, afirmou.

 

Devido à situação do município, o prefeito já havia determinado a suspensão das aulas até o dia 14 de abril, retornando efetivamente no dia 17 de abril.
 

Famílias ilhadas

Ao Cidadeverde.com, o vereador Cleison Amaral informou que o decreto é pelo período de 60 dias e que atualmente famílias que estão ilhadas na localidade Espinheiro, na zona Rural, e que a região é possível ter acesso ao local de barco. A equipe da prefeitura está neste momento visitando a área e prestando auxílio as famílias. 

O vereador destacou que a região existe o encontro dos rios Longá e dos Matos, e quando acontece as cheias, eles se represam na localidade Espinheiro afetando as famílias do local.

Cleison Amaral disse que as famílias afetadas estão sendo acolhidas pela prefeitura. “A igreja também cedeu espaço para acomodar famílias, mas não está sendo usado ainda, e vai ser usado de acordo com a necessidade”, explicou o vereador.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou em Batalha na manhã dessa sexta-feira para ajudar no atendimento da população afetada.

Chuvas

O climatologista Werton Costa disse que nesse final de semana vão ocorrer mais chuvas pelo estado, mas que na próxima semana já deve ocorrer uma redução.

“Estão previstas mais chuvas no estado para esse final de semana, mas na próxima semana elas começam a diminuir. Vai ter chuva até o final do mês, mas estamos entrando em uma calmaria”, explicou.


Bárbara Rodrigues e Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais