Cidadeverde.com

Rafael Fonteles firma acordo com universidades portuguesas para intercâmbio

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O governador Rafael Fonteles firmou na quinta-feira (6), em Alenquer, no oeste de Portugal, um Acordo de Cooperação tripartido entre o Governo do Piauí, instituições de ensino superior portuguesas e a Comunidade Intermunicipal do Oeste (CIM-Oeste), focado em diferentes áreas, como energia limpa, transição digital, turismo e agricultura. O pacto prevê o compartilhamento de informações e de pesquisas relacionadas a hidrogênio verde.

“Celebramos o acordo de cooperação para aumentarmos o intercâmbio, aprendermos juntos a melhor fazer as políticas públicas que estão alinhadas em relação ao Piauí”, disse Rafael Fonteles.

O Campus Sul – Associação Interuniversitária do Sul, que está incluído no acordo, compreende a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Évora e a Universidade de Algarve, com sede em Évora, Portugal. A cooperação prevê a realização conjunta de atividades de natureza acadêmica, científica, técnica, pedagógica e cultural, em áreas de interesse comum.

“Vamos alargar esta parceria com o estado do Piauí e dar nosso apoio em termos de formação, consultorias na área da administração pública e políticas públicas”, disse Ricardo Pinto, presidente da Universidade de Lisboa.

A CIM-Oeste é constituída por 12 cidades que possuem vocação para a economia do mar e outras áreas de interesse mútuo com o Piauí. O acordo foi assinado na sede da instituição, na cidade de Caldas da Rainha. “Nós vamos aprender convosco, vós aprendereis conosco seguramente, e nesta partilha que o mundo vai avançando e nossas regiões, certamente, vão avançar também”, declarou Pedro Miguel Folgado, presidente da Câmara Municipal de Alenquer.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais