Cidadeverde.com

Prefeitura inicia recadastramento de servidores ativos e inativos

Imprimir

A Prefeitura de Teresina iniciou nesta segunda-feira (10) a primeira fase do recadastramento de servidores. Ao todo, cerca de 26 mil servidores deverão passar pelo processo que faz parte de uma determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A medida é voltada aos servidores públicos de cargo efetivo ativos, inativos ou pensionistas e servidores em função exclusivamente comissionada, bem como agentes públicos temporários da Administração Direta e Indireta do Município de Teresina, visando implementar a política de atualização permanente de seus dados.

De acordo com a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SEMA) essa primeira etapa segue até o dia 3 de maio e o recadastramento é realizado de forma online através do site https://servicos.teresina.pi.gov.br/recadastramento/portal/. O sistema também vai exigir documentos como CPF e RG do pai e da mãe dos servidores.

O secretário de Administração, Leonardo Silva, reforça que os servidores devem ter atenção na hora de verificar os dados na plataforma e que é necessário anexar um documentação que comprove as informações.

Foto: Ascom/SEMA 

“O cuidado que eu peço dos servidores é que acessem a plataforma, verifiquem os dados que já constam na plataforma, porque ele vai importar os dados que já tem no sistema nosso e ele vai fazer somente o complemento do que está faltando ou alterar algum dado que esteja errado e com essa alteração ou acréscimo desses dados, ele vai ter que fazer uma comprovação com  algum tipo de documento, ele vai ter que anexar nessa mesma plataforma um documento que comprove aquela alteração que ele está solicitando no sistema”, explica o secretário.

Ainda segundo a Sema, a intenção do recadastramento também é verificar os dados dos servidores ativos, inativos e comissionados, para facilitar o manuseio do sistema que contará com os dados corretos sobre a lotação do servidores e informações dos dependentes. A prefeitura também vai realizar o censo previdenciário.

“Precisamos da atualização da base de dados dos servidores na questão previdenciária. Tanto do servidor já aposentado, como do servidor ainda ativo. O IPMT sugeriu essa atualização como forma de facilitar a aposentadoria”, disse o secretário Leonardo Silva.

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

Já a segunda etapa do recadastramento está prevista para começar em maio e vai contemplar apenas os servidores ativos e inativos da Prefeitura de Teresina. 

“A segunda fase ela vai ser divulgada as datas, a previsão é que comece depois do dia 15 de maio e os mais detalhes a gente vai dando mais a frente”, complementa Leonardo Silva.

A Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos reforça ainda que o servidor que não realizar o recadastramento poderá ter o salário suspenso ou bloqueado.

 

Rebeca Lima e Christhian Sousa (TV Cidade Verde) 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais