Cidadeverde.com

Salão do Livro inicia com apresentação de Orquestra Sinfônica

Imprimir
Considerado um dos maiores eventos literários do Nordeste, o Salão do Livro do Piauí – Salipi tem início nesta segunda, dia 08, e segue até domingo, 14, no Complexo da Praça Pedro II com uma vasta programação que inclui palestras, música, lançamento de livros, exibição de vídeos e muito mais. Este ano o Salão homenageia a escritora piauiense Alvina Gameiro, o centenário de morte de Euclides da Cunha e o cinquentenário de morte de Villa-Lobos.


 
A abertura oficial do Salão acontece logo às 8h com apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina, seguida às 10h com a palestra proferida pelos irmãos Guttemberg e Argemiro Gameiro (DF), filhos da principal homenageada do evento, que iniciam a programação do 12º Seminário Língua Viva. Logo depois, às 14h, o jornalista Arnaldo Bloch (RJ) fala sobre “Os irmãos Karamabloch”. Às 16h, o jornalista e poeta Chico Castro profere palestra sobre “A Coluna Prestes no Piauí”.
 
Fechando o primeiro dia de Língua Viva, o cantor Ronaldo Bringel e o pianista Garibaldi Ramos se apresentam às 19h no palco do Theatro 4 de Setembro momentos antes da palestra do historiador carioca Paulo César Araújo, autor da polêmica biografia não autorizada de Roberto Carlos.
 
Em paralelo, acontece o Bate Papo Literário, com lançamentos e discussões literárias a partir das 10h. Comandando por Luiz Romero, professor e um dos organizadores do Salão, o espaço contará nesta segunda-feira com a presença de autores como Assis Brasil, Geraldo Filho e Solimar Oliveira.
 
Na sala Torquato Neto, no Clube dos Diários, haverá mostra de cinema aberta ao público com vídeos locais e nacionais em sessões diárias às 9h, 12h e 18h, sendo exibidos no primeiro dia os documentários “Cine Rex  Nós”, de Alan Sampaio, e “Bruma”, de Fábio Crazy e Galvão Jr., e a comédia “Saneamento Básico”, de Jorge Furtado.
 
A partir das 20h, a Central de Artesanato se transforma no Quintal Pop, realizado em parceria com o Piauí Pop, trazendo shows da banda Zona de Atrito e Na Massa. O Salipi contará ainda com programação especial para o público infantil no Circo das Letras e no Espaço Criança Liz Medeiros, além de exposições no Clube dos Diários.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: