Cidadeverde.com

Governo sanciona lei e linha férrea pode ser ampliada entre Piauí, Maranhão e Ceará

Imprimir

Foto: divulgação Governo do Estado

O governador Rafael Fonteles sancionou a lei que transforma a Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP) em Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí. 

A mudança possibilita a celebração de convênios com a Transnordestina Logística S/A (TLSA) para utilização das linhas ociosas para o transporte de passageiros, bem como para promover as adaptações necessárias para o transporte de passageiros à longa distância nos trechos Teresina – Parnaíba – Luís Correia/Atalaia, Teresina – São Luís-MA e Teresina – Fortaleza-CE; e elaborar estudos e projetos visando à melhoria do serviço de transportes coletivos sobre trilhos.

À nova empresa pública compete a exploração do serviço de trens urbanos em Teresina e nos municípios adjacentes.

"Cabe ainda à Companhia Ferroviária do Piauí administrar o Metrô de Teresina; construir ferrovias, operar e explorar o tráfego ferroviário próprio ou de terceiros; construir e operar terminais de transbordo e portuários próprios ou de terceiros. A empresa também pode explorar as atividades de navegação em toda a bacia hidrográfica do estado do Piauí", informou o Governo do Estado.

Foto: divulgação Governo do Estado

A iniciativa teve o aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e da Comissão de Administração Pública e Política Social, bem como do plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí.

O relator da proposta na CCJ, deputado Francisco Limma (PT), disse que esse projeto permite a ampliação da atuação da Companhia Ferroviária que estava muito restrita a Teresina. Na mensagem enviada à Assembleia, o governador Rafael Fonteles (PT) explicou que a Companhia Ferroviária tem competência para executar obras de infraestrutura logística, “o que vai ao encontro do seu plano de governo”.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais