Cidadeverde.com

Em Picos, ação pioneira retificará nome e gênero de 50 pessoas trans no registro social

Imprimir

Na manhã desta segunda-feira (17) uma ação pioneira está sendo empregada junto à 50 pessoas transexuais que terão o nome e gênero retificado gratuitamente no município de Picos. Através do projeto "Respeita Minha Identidade" o público terá o reconhecimento do nome que representa o corpo, sua identidade.

Uma das pessoas beneficiadas com a ação foi a jovem Ranieliy Souza, 19 anos. Ela destaca a alegria em poder registrar o nome pelo qual se reconhece.

"O preconceito ainda é muito grande, sempre ficava mal quando as pessoas me chamavam pelo nome masculino, como no Hospital e em outras repartições. Aquilo não representava o meu corpo, agora estou muito feliz por ter meu nome feminino no registro social", disse Ranieliy Souza.

A coordenadora do projeto "Respeita Minha Identidade", Jovanna Baby, explicou a importância da retificação do nome e gênero para pessoas transexuais. 

"A gente fica muito feliz de estar aqui porque traz cidadania, autoestima para uma população que é estiguimatizada , deixada à margem. Dessa forma que está acontecendo em Picos é uma ação pioneira no Nordeste. As pessoas precisam se apresentar para a sociedade com o nome pelo qual o seu corpo se apresenta para a sociedade. Essa ação é de extrema importância, é de utilidade pública e ela não ocorre só no Piauí", frisou.

O "Respeita Minha Identidade" é fruto da parceria entra  a instituição Articulação Piauiense de Travestis e Transexuais (APTTRA) em parceria com a Associação Nacional de Travestis e iniciativa privada.  A ação de retificação do nome e gênero será desenvolvida em todo o território brasileiro.

Interessados em participar do projeto devem acessar o site da APTTRA e fazer a solicitação de retificação. Em Picos, o processo está sendo realizado no Cartório do 1° Ofício.

 

Paula Monize

[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais