Cidadeverde.com

Polícias e gestores se reúnem para reforçar segurança nas escolas municipais e estaduais de Picos

Imprimir

Fotos: PM-PI

Com o objetivo de reforçar a segurança nas escolas municipais e estaduais de Picos, o 4° Batalhão de Polícia Militar, Delegacia Regional de Polícia Civil e gestores escolares se reuniram nesta segunda-feira (17). O encontro ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação contando com a presença de 50 diretores das unidades educacionais da sede e zona urbana.

Na ocasião, também estiveram presentes o comandante do 4° BPM, Major Felipe; secretária de Educação, Noêmia Marques; prefeito Gil Paraibano. Durante a reunião, as entidades presentes avaliaram o atual cenário e traçaram estratégias de prevenção e combate à violência nas escolas.

Posteriormente, as forças policiais se reuniram com representantes da 9ª Gerência Regional de Educação. O momento foi realizado no auditório do PREMEN e contou com a participação de mais de 50 gestores de ensino, do delegado Regional de Picos, José Eulálio Neto; representantes da OAB Subseção de Picos, do Conselho Tutelar e da área psicopedagógica.

"Com a realização das duas reuniões nesta segunda-feira, fecha-se o ciclo de primeiro contato com os diretores das escolas dos setores privado e público municipal e estadual, que teve início com a reunião realizada no 4? BPM na última sexta-feira.Obviamente que estas medidas pactuadas e construídas após amplo debate não são estáticas e absolutas. É necessário adaptá-las caso a caso para tirar-se o devido proveito, que é proporcionar o retorno do alunado ao seio escolar. Cada grupo de profissionais engajados nas discussões saiu dessas reuniões cientes de seus papéis, como atores nessa nova e instigante missão", disse o Major Felipe.

PM em reunião com gestores municipais

Após as reuniões foram traçadas as seguintes medidas:

- A criação dos grupos REDE DE PROTEÇÃO ESCOLAR, com representantes das polícias militar e civil, a fim de possibilitar o rápido acesso às autoridades de segurança pública assim como de coibir a fake news com a averiguação de situações suspeitas disseminadas nas redes sociais locais;
- O compromisso de intensificação de rondas, abordagens e visitas nas áreas escolares;
- A adoção de medidas administrativas escolares para a implementação de métodos de triagem;
- O reforço da segurança interna de algumas escolas; e
- A promoção de outras reuniões de avaliação de desempenho e orientação para os profissionais auxiliares das escolas, como vigilantes e serviços gerais.

Paula Monize (Com informações da PM)

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais