Cidadeverde.com

Operações vão continuar em todas as zonas de Teresina, afirma Chico Lucas

Imprimir

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas afirmou que as operações policiais vão continuar em todas as zonas de Teresina para extinguir as organizações criminosas.

“O estado do Piauí está muito forte e integrado, Polícia Militar, Civil, Judiciário, Ministério Público, todas as forças, para debelar qualquer organização criminosa. Essa ação vigorosa vai ter em algum momento algum tipo de reação, mas nós não vamos retroceder nenhum milímetro, nós vamos é continuar operações constantes, em cada zona de Teresina”, enfatizou o secretário.

Para isso, Chico Lucas explicou que cada região da capital será tratada de forma especial. Ele acrescentou também que operações contra roubo de motos já estão previstas pela polícia. 

“Nós segmentamos Teresina em zonas, então a gente está tratando cada zona como se fosse uma cidade porque tem ali uma organização social diferente. A criminalidade se instalou onde? Geralmente em processo de ocupação irregular, aqui no Piauí em Vila. Nosso revelo é plano, mas as vilas nem sempre respeitam o arruamento, então porque a Vila Mocambinho era utilizada por organizações criminosas? Porque o arruamento lá não dava para passar um carro, era vielas e isso dificulta a ação policial”, informou.

Ontem (18), A Secretaria de Segurança Pública do Piauí informou que os ataques aos ônibus ocorridos na noite de segunda-feira (17) foram organizados por uma facção criminosa que atua na Vila Mocambinho, na zona Norte de Teresina. Durante operação deflagrada na terça (18), 11 pessoas foram presas, sendo seis que participaram diretamente dos incêndios.

Foto: Rebeca Lima/Cidadeverde.com 

O secretário Chico Lucas destacou que esses ataques foram uma reação das organizações criminosas para tentar instalar o terror na cidade.

“Essa ação parte de um mapeamento que nós estamos fazendo das organizações criminosas, dos territórios ocupados e dos membros dessas facções e nós já esperávamos que algum momento, a reação das organizações, desses bandos, são de tentar instalar o terror. Já tivemos isso em Fortaleza, São Luís, Natal, Recife, Rio, São Paulo, então é uma estratégia que eles utilizam para tentar demonstrar que o estado está fragilizado e que eles dominam aquele território”, disse.

Além das operações, para reprimir a criminalidade, Chico Lucas informou que ações sociais também estão previstas para essas zonas da capital. 

“Essas facções estão muito mais para gangues porque elas não são de fato organizadas como a máfia, não existe uma hierarquia, não existe um regramento. Existe um grupo de pessoas, muito mais horizontalizado que se servem da omissão histórica do estado e o governador Rafael Fonteles, sem medo de tocar no problema, direcionou o trabalho, vamos primeiro reprimir e depois levar os serviços sociais”, ressaltou. 

Redução da criminalidade no litoral

Durante entrevista, Chico Lucas também ressaltou as ações no litoral do Piauí e o registro da redução da criminalidade violenta nessa região.

“Nós já conseguimos debelar muito da criminalidade do litoral com a força-tarefa integrada com a Polícia Federal também, as Polícias Civil e Militar, então a criminalidade violenta no litoral diminui, não que seja resolvido, mas os índices nós já chegamos a um redução da mortes violentas no litoral no mês passado de 75%, então Parnaíba, Cajueiro, que no ano passado nós tivemos várias mortes relacionadas ao tráfico de drogas, já conseguimos reduzir. Piripiri também nós tivemos um esforço concentrado”, acrescentou.

 

 

Rebeca Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais