Cidadeverde.com

Câmara aprova projeto que autoriza distribuição da cannabis medicinal em Teresina

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

A Câmara Municipal de Teresina aprovou nessa terça-feira (18) um projeto de lei que autoriza a utilização e distribuição de medicamentos que contém cannabis medicinal e tetrahidrocannabinol em sua fórmula na rede pública da capital.

O PL é de autoria da vereadora Elzuila Calisto e agora segue para sanção do prefeito Dr. Pessoa, que já sinalizou decisão favorável. Após a sanção, as unidades de saúde podem fornecer os medicamentos a quem apresentar laudo com indicação para o tratamento.

“Teresina está acompanhando os novos tempos na promoção de políticas públicas inovadoras. A pesquisa com canabidiol está avançando no mundo inteiro e o medicamento já se mostrou bastante eficaz no tratamento de dores crônicas e doenças neurológicas. Os teresinenses vão ter acesso a mais qualidade de vida”, comemorou a vereadora após aprovação.

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

No Brasil, a cannabis medicinal já foi autorizada em estados como São Paulo e Distrito Federal, seguindo exemplo de países como Canadá, Estados Unidos, Argentina, Chile, Colômbia e Equador. Nesses lugares pessoas com câncer, Alzheimer, Parkinson, epilepsia e outros transtornos possuem o medicamento como opção de tratamento.

Projeto na Alepi

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (Alepi) também já havia aprovado no dia 14 de março um projeto de lei que visa liberar o uso de medicamentos à base de Cannabis no Piauí.

A matéria, que também visa incentivar as pesquisas sobre o uso medicinal da cannabis e a criação de uma política estadual sobre o tema deverá ser apreciado pelos deputados que compõe a Comissão de Saúde.

O projeto havia sido arquivado pela mesma comissão em 2021 e foi reapresentado pelo autor, deputado Ziza Carvalho (MDB) e contou com subscrição da deputada Janaína Marques (PT).

 

Da Redação 
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais