Cidadeverde.com

Brasileirão bate recorde de troca de técnicos após a primeira rodada

Imprimir

O Campeonato Brasileiro de 2023 já bateu recorde. Na era dos pontos corridos, iniciada em 2003, jamais havia acontecido tantas trocas de técnicos após apenas uma rodada.

Quando a segunda leva de jogos começar, neste sábado (22), serão quatro nomes diferentes no banco de reservas em times da Série A. O maior número anterior era do ano passado: dois.

A última mudança aconteceu nesta quinta-feira (20), quando Fernando Lázaro saiu do cargo no Corinthians. Ele continua no clube como auxiliar na comissão permanente.

Para mostrar que o futuro de Lázaro já havia sido selado antes de ele ser comunicado disso, 30 minutos após o anúncio da demissão, Cuca já era o novo treinador. O novo técnico vai assinar contrato até o final deste ano, quando também termina o mandato do presidente Duilio Monteiro Alves.

Cuca fecha, assim, o ciclo de treinar os quatro grandes do estado. Antes dele, Aymoré Moreira, Carlos Alberto Silva, Emerson Leão, Nelsinho Baptista, Oswaldo Brandão, Oswaldo de Oliveira e Rubens Minelli também trabalharam em Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo.

A diretoria corintiana estava pressionada para trocar de comando desde a eliminação nas quartas de final do Campeonato Paulista, em casa, para o Ituano.

A gota d'água foi a derrota, também na Neo Química Arena, para o Argentinos Juniors (ARG), nesta quarta-feira (19), pela fase de grupos da Libertadores.

Depois da partida, o gerente de futebol, Alessandro Nunes, sinalizava que a permanência de Lázaro, aposta da diretoria no início da temporada, seria difícil.

"Temos de levar em consideração os resultados, estamos em uma camisa em que o resultado precisa acompanhar o trabalho de qualquer profissional. Nós respiramos resultados no clube em que a gente está", disse o dirigente.

Na próxima semana, o Corinthians terá o jogo de volta contra o Remo, pela terceira fase da Copa do Brasil, na quarta-feira (26). No primeiro confronto, a equipe do Pará venceu por 2 a 0. No sábado seguinte (29), haverá o clássico diante do Palmeiras.

O sonho de consumo de Monteiro Alves era Tite, mas o treinador não tem interesse. Após deixar a seleção brasileira no final do ano passado, o desejo dele é trabalhar na Europa.

A demissão de Lázaro ocorreu 24 horas após Rogério Ceni ter deixado o São Paulo pelos maus resultados em campo e pelos problemas de relacionamento com o elenco. Dorival Júnior está perto de ser anunciado como o substituto.

Ao contrário do Corinthians, que estreou com vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, o São Paulo começou mal o Brasileiro. Perdeu pelo mesmo placar para o Botafogo. A dispensa de Ceni ocorreu após a vitória por 2 a 0 sobre o Puerto Cabello (VEN), pela Copa Sul-Americana.

Depois da primeira rodada, o Coritiba também mudou de treinador. Demitiu Antonio Oliveira. Quando entrar em campo contra o Fortaleza no domingo (23), será dirigido por Antonio Carlos Zago.

O Flamengo também terá uma mudança no comando para o segundo jogo no torneio. O interino Mario Jorge vai dar lugar ao argentino Jorge Sampaoli, contratado para substituir o português Vítor Pereira.

"Passaram muitas oportunidades para eu vir. Flamengo era o plano A, mais do que qualquer proposta da Europa. Decidi ficar aqui. Sou agradecido pela oportunidade", disse o argentino em sua apresentação.

A dança das cadeiras atual supera a do ano passado, quando Marquinhos Santos deixou o América-MG após a primeira rodada e Alberto Valentim, o Athletico.

Antes disso e a partir de 2003, nunca houve mais de uma mudança de técnico no intervalo entre os dois primeiros jogos do campeonato.

O número de 2023 ainda pode aumentar porque a diretoria do Atlético Mineiro está pressionada pela torcida para demitir Eduardo Coudet. O argentino foi citado como uma das possibilidades no Corinthians.

Uma semana antes do início da Série A e após perder o título estadual, o Goiás demitiu Guto Ferreira.

Em 2021, a CBF colocou item no regulamento do campeonato de que cada clube poderia demitir apenas um técnico sem justa causa durante a competição. 

Mas houve a brecha para as saídas em "comum acordo", expediente que passou a ser utilizado pelas equipes para driblar a regra. A limitação não consta nos documentos do Brasileiro deste ano.

ALEX SABINO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais