Cidadeverde.com

Teresina tem programação para vacinação contra a gripe e a Covid-19; confira

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou a programação de vacinação contra a covid-19 e a gripe na cidade de Teresina. A vacinação está sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em terminais de ônibus e no Teresina Shopping.

Para a vacina bivalente do imunizante está sendo aplicado em três postos drive-thru da capital no período de 24 a 28 de abril. Para ter acesso, basta se dirigir ao Teresina Shopping (edifício garagem G1) ou aos terminais do Buenos Aires e Parque Piauí, que funcionam de segunda a sexta das 9h às 17h.

Os públicos contemplados pela vacina bivalente são:

  • idosos;
  • trabalhadores da saúde com 18 anos e mais;
  • pessoas com deficiência;
  • imunocomprometidas;
  • gestantes e puérperas, estes grupos com 12 anos e mais.

Para a vacinação é necessário levar documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacinação com registro das doses anteriores. E alguns grupos devem apresentar documentos extras como um contracheque recente (até 3 meses) para os trabalhadores da saúde; cartão da gestante para as grávidas, cartão da gestante ou certidão de nascimento do bebê para puérperas e um documento de comprovação para pessoas com deficiência ou imunossuprimidas.

Demais públicos para vacinação contra Covid

Na terça (25) e quinta-feira (27) em todas as UBS, que funcionam das 8h às 12h e 13h às 17h, será atendido o público de 12 anos e mais. Ainda nestes dias, as UBS Buenos Aires, Santa Maria da Codipi, Saci, Monte Castelo, Irmã Dulce, Parque Piauí, Porto Alegre, Cidade Jardim, Satélite, Santa Isabel, Parque Poti, Renascença e Alto da Ressurreição estarão aplicando primeira, segunda dose e reforço para crianças de 5 a 11 anos.

Na segunda (24), quarta (26) e sexta-feira (28), os bebês de 6 meses a menores de 3 anos que vão tomar primeira, segunda e terceira dose, além das crianças de 3 e 4 anos vacinadas com coronavac que vão tomar dose de reforço, podem se dirigir às UBS Planalto Uruguai, Santa Isabel, Betinho, Cristo Rei, São Pedro, Poti Velho, Monte Verde, Nossa Senhora da Guia e Carlos Alberto Cordeiro. Os locais funcionam das 8h às 12h e 13h às 17h.

Além disso, de segunda (24) a sexta-feira (28), das 9h às 17h, o Teresina Shopping recebe ainda os seguintes públicos: primeira e segunda dose para o público de 6 meses e mais, terceira dose para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, primeiro reforço para 3 anos e mais, segundo reforço para 18 anos e mais e o terceiro reforço para vacinados com a Janssen no primeiro esquema primário – dose única.

Gripe

A partir da próxima segunda-feira (24), os idosos de 75 anos e mais passam a ter direito a receber o imunizante. Os idosos podem tomar sua dose em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital, além dos postos drive-thru localizados no Teresina Shopping (edifício garagem G1) e nos terminais do Buenos Aires e Parque Piauí, que funcionam das 9h às 17h.

Outro público já contemplado é o das crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), que devem ser imunizadas nas UBS. Além disso, têm direito à vacina os trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente, que devem se dirigir aos drive-thru.

“A exceção são as crianças com deficiência permanente de 7 a 11 anos, que ao invés dos drives devem procurar as UBS”, ressaltou Camila Oliveira, enfermeira do setor de vacinação da FMS.

No momento da vacinação é necessário apresentar um documento de identificação com foto que comprove a idade, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina. Trabalhadores da saúde devem apresentar ainda um documento que comprove a atividade em um serviço de saúde (declaração, contracheque) nos últimos três meses; as gestantes e puérperas devem apresentar seu cartão da gestante ou certidão de nascimento do bebê e as pessoas com deficiência permanente, um documento que comprove a condição de saúde.

A população que também têm direito à vacina bivalente contra a Covid-19 pode tomar os dois imunizantes ao mesmo tempo.

 

Bárbara Rodrigues (Com informações da FMS)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais