Cidadeverde.com

Aprenda a atualizar o Cadastro Único pela internet em 2023 e garanta os benefícios

Imprimir

Foto: Divulgação/Gov.br

Veja o comunicado urgente para atualizar o Cadastro Único em 2023, e manter os benefícios sociais ativos pelo governo federal!

Milhões de famílias brasileiras estão cadastradas para receber benefícios sociais. No entanto, é preciso confirmar e atualizar alguns dados a cada dois anos para permanecer na base de dados do governo. É possível atualizar o Cadastro Único pela internet em 2023 e garantir o recebimento dos auxílios pertinentes. Veja mais como fazer isso.

O que é o Cadastro Único do governo federal?

Antes de entender como atualizar o Cadastro Único pela internet em 2023, saiba que ele se trata é um instrumento de coleta de informações socioeconômicas das famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade social.

Em outras palavras, é uma ampla base de dados mantida pelo governo federal e utilizada para a seleção e a inclusão em programas sociais, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. Atualizar o Cadastro Único pela internet em 2023 ou de forma presencial garante a permanência nos diferentes programas do governo.

O cadastro é composto por informações como o nome de todos os membros da família, data de nascimento, escolaridade, renda mensal, despesas, entre outras informações. As informações são atualizadas periodicamente e as famílias devem estar cadastradas para ter acesso aos programas sociais do governo.

O objetivo do Cadastro Único é identificar as famílias que mais precisam de assistência social e garantir que elas tenham acesso aos programas sociais que podem ajudá-las a superar a pobreza e a vulnerabilidade.

Por que é importante atualizar o Cadastro?

Atualizar Cadastro Único é muito importante para garantir que as informações das famílias cadastradas estejam sempre atualizadas e precisas. Isso ajuda o governo a identificar as pessoas que realmente precisam de assistência social e a direcionar os recursos de forma mais eficiente.

Além disso, a atualização do cadastro é obrigatória para as famílias que recebem benefícios sociais, como o Bolsa Família. Se as informações não forem atualizadas, o beneficiário pode ter o benefício cancelado ou suspenso, o que pode causar dificuldades financeiras.

Outro motivo para atualizar o Cadastro Único pela internet em 2023 é que ele pode ser utilizado para a seleção em outros programas sociais, como o Minha Casa Minha Vida e a Tarifa Social de Energia Elétrica. Se as informações estiverem incorretas, a pessoa pode perder a oportunidade de participar desses programas.

Quais benefícios a pessoa tem direito?

Embora o governo afirme que existam mais de 30 benefícios dentro do Cadastro Único, alguns deles são bastante específicos. No entanto, outros podem ser conseguidos com mais facilidade; veja quais:

  • Bolsa Família;
  • Benefício de Prestação Continuada (pago pelo INSS);
  • Minha Casa, Minha Vida;
  • Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Auxílio-gás;
  • Isenção de pagamento de taxas em concursos públicos.

Além disso, o cadastro também garante uma série de benefícios para pessoas em situação de baixa renda em diversos estados e municípios brasileiros. Consulte o órgão de assistência social da sua cidade para saber mais.

Quem deve atualizar o Cadastro Único pela internet em 2023?

Atualizar o Cadastro Único pela internet em 2023 pode ser uma tarefa feita pelo responsável familiar já inscrito no programa através de um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da cidade em que ele reside.

Quem não for inscrito, deve comparecer no local portanto:

  • Documento pessoal com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de renda;
  • Certidões.

Depois, a pessoa será submetida à uma entrevista com um funcionário do local para avaliar a situação e dar andamento no processo.

Como atualizar o Cadastro Único pela internet em 2023?

Normalmente, a atualização dos dados é feita de forma presencial em um CRAS da sua cidade. No entanto, existe a confirmação cadastral pela internet. Para atualizar o Cadastro Único pela internet em 2023, é preciso conferir as informações inscritas.

Basta acessar o aplicativo do Cadastro Único ou entrar na versão web cadunico.cidadania.gov.br e utilizar os dados já registrados para ter acesso.

Ao conferir as se as informações estão de acordo, a confirmação pode ser feita da seguinte maneira:

  • Passo 1: confirme os dados de “Endereço da Família”;
  • Passo 2: confirme os dados do bloco “Composição Familiar”;
  • Passo 3: Confirme os dados do Cadastro Único geral.

Pronto! Se tudo estiver de acordo, os benefícios serão mantidos normalmente.

Quaisquer dúvidas podem ser obtidas através da Central de Relacionamento do Ministério do Desenvolvimento Social, pelo telefone 121.

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais