Cidadeverde.com

Piauí inaugura sistema piloto no país de Telesaúde em Piripiri, garante governador

Imprimir

Fotos: Gabriel Paulino

Com o objetivo de reduzir filas e levar atendimento de saúde especializado aos piauienses, o governo do estado implantou na cidade de Piripiri o projeto piloto da Parceria Público Privada - Piauí Saúde Digital. O projeto quer expandir e melhorar a rede de serviços de saúde. É o primeiro projeto, desta modalidade, a ser utilizado no Brasil e promete ser referência para todo o pais.

A dinâmica do projeto é integrar a rede de saúde dos municípios e do estado e, futuramente, a rede de saúde do governo federal, para compartilhar o histórico dos pacientes. Assim, os profissionais de saúde podem ter acesso a informações de consultas anteriores, exames e receituários, com o objetivo de dar resolutividade à demanda de saúde dos pacientes e reduzir o tempo de esperar em filas e na regulação hospitalar.

Em Piripiri, a plataforma integrou a base de dados da atenção primária, secundária e terciária. E, agora, os médicos de teleconsulta tem acesso a todo o histórico dos pacientes das UBSs e do Hospital Chagas Rodrigues, no período de 2015 a 2023.

O governador Rafael Fonteles disse que o projeto é a materialização do princípio da universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

"As UBS, os hospitais regionais, as policlínicas e as centrais de exames trabalham de forma integrada, compartilhando informações. Isso diminui a necessidade dos pacientes, sobretudo do interior do Estado, de recorrer aos hospitais regionais e enfrentar filas intermináveis, ou em função da regulação hospitalar, ficar batendo de porta em porta para resolver seu problema de saúde", explicou o governador.

No projeto, o Governo do Estado utiliza a tecnologia para resolver o problema de subfinanciamento do SUS. "A tecnologia entre para permitir transpor barreiras geográficas e promover o atendimento de saúde com menor custo para os cofres públicos", ressaltou o governador.

Em Piripiri, o projeto já começa a dar resultados. Os pacientes do município que antes esperavam até 200 dias para ter acesso a um laudo de eletrocardiograma, que eram realizados em Teresina, agora tem acesso a quatro eletrocardiógrafos no município, e por meio da plataforma podem ser emitidos em minutos, a qualquer hora do dia.


Ministra da Saúde será convidada para conhecer o projeto do Piauí

O governador Rafael Fontenele antecipou que vai convidar a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para visitar o Piauí e conhecer o projeto piloto.

Em Piripiri, o projeto já realizou mais de 1500 atendimentos, entre teleconsultas e telediagnósticos, nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Piripiri e no Hospital Regional Chagas Rodrigues. O serviço conta com um centro de diagnóstico equipado com raio-x, ultrassom, tomografia, mamografia, além de um laboratório de análises clínicas e disponibiliza teleconsultas nas especialidades de dermatologia, psiquiatria, psicologia, neurologia, ginecologia, cirurgia geral, cardiologia, nutrição e pediatria.

 

Flash Adriana Magalhães
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais