Cidadeverde.com

Fluminense-PI vai para nova tentativa de sucesso na Série D do Brasileiro

Imprimir

O Fluminense Esporte Clube tem uma longa história no futebol piauiense, mas apenas como participante dos campeonatos realizados pela Federação de Futebol do Piauí.

Foto - Fluminense EC

Em 2020 o empresário João Vicente Claudino assumiu o comando da agremiação tricolor e o fez com um objetivo de no prazo de cinco anos levar o futebol do nosso Estado à Série A do Brasileiro.

Inicialmente criou uma estrutura geral superior aos demais clubes. Formou uma comissão técnica em bases profissionais e foi à luta, conseguindo os seguintes resultados nas disputas locais:

- Em 2020 : campeão da 2ª Divisão Piauiense, ganhando promoção para a 1ª Divisão.
- Em 2021 : vice-campeão piauiense da 1ª Divisão, perdendo a final para Altos, em jogo final realizado em Piripiri.
- Em 2022 : campeão piauiense da 1ª Divisão, superando o Parnahyba nas finais.
- Em 2023 : vice-campeão piauiense, perdendo a final para o River no Albertão.

Nas categorias de base tem sido o maior vencedor nas competições oficiais da FFP, inclusive revelando jogadores que já estão atuando fora do Estado do Piauí.

Nas competições nacionais, o Fluminense participou duas vezes da Copa do Brasil:

- Em 2022 : vitória sobre o Oeste-SP por 2 x 0, no Albertão. Classsificado para a 2ª fase.

  Na segunda fase: empate com o Santos-SP por 1 x 1 e perdeu nova classificação nos pênaltis. Grande exibição do tricolor,com repercussão nacional.

- Em 2023 : foi goleado pela Ponte Preta-SP no Lindolfo Monteiro por 4 x 0. Eliminado na primeira rodada.

Na Copa do Brasil Sub-20 em 2022 o Fluminense do Piauí ficou entre as 8 melhores equipes da competição, entre 32 participantes. Na disputa de vaga nas semifinais, o Vaqueiro Belchior perdeu para o Flamengo do Rio de Janeiro por 1 x 0 e 3 x 1. Foi uma boa campanha.

- Em 2022 : na Série D do Campeonato Brasileiro o time piauiense deixou escapar uma classificação ao ser derrotado pelo Juventude de São Mateus-MA por 2 x 1, no Albertão.

Agora o Fluminense terá uma nova oportunidade de lutar por promoção para a Série C. A partir de 6 de maio o time piauiense estará no Grupo 2 da Série D de 2023, ao lado de Ferroviário do Ceará, Parnahyba, Caucaia-CE, Cordino-MA, Atlético Cearense, Maranhão e Tocantinópolis.

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais