Cidadeverde.com

Famílias de ocupação queimam pneus em frente a Saad Sul; mulher é detida

Imprimir
  • protesto_1.jpg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • protesto_2.jpg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • protesto_3.jpg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • protesto_4.jpg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • protesto_5.jpg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • protesto_6.jpg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • protesto_7.jpg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • protesto_8.jpg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • protesto_9.jpg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • protesto_10.jpg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • protesto_11.jpg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • protesto_12.jpg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • protesto_13.jpg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com

Famílias de uma ocupação no bairro Santa Luzia, na zona Sul de Teresina, realizaram na manhã desta quarta-feira (26) uma manifestação em frente à sede da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (Saad Sul), na Avenida Barão de Gurgueia, após serem expulsas do local.

De acordo com a Polícia Militar, uma mulher foi conduzida à Central de Flagrantes após quebrar o vidro da porta da superintendência.

No local, os manifestantes queimaram pneus e chegaram a interditar uma parte da Avenida Barão de Gurgueia, mas o fogo foi logo apagado por equipes do Corpos de Bombeiros e a pista liberada.

Os manifestantes informaram que estão nesta ocupação, nomeada como Beira Rio, desde a sexta-feira (21) e ontem (25) fiscais da Saad, Guarda Municipal e CTA tentaram retirá-los do local. Cerca de 42 famílias ocupam a área.

“A gente ocupou uma área na sexta-feira e ontem fiscais, CTA, os guardasmunicipais foram lá, bagunçaram tudo, queimaram tudo, deixaram nós sem mantimentos, sem nada”, explicou a lavadora de carros Lineide dos Santos.  

Outro ocupante, Francilemos Batista, acrescentou que eles tentaram conversar hoje (26) com alguém da SAAD Sul, mas não foram ouvidos.

“A gente chegou aqui hoje mais cedo, tentamos conversar com alguém, mas não saiu ninguém e a gente começou a gritar. Ali fizeram o começo de uma rua, pararam e ficou um entulho. A gente ocupou e fez uns barraquinhos nas duas laterais da rua, chegaram lá e destruíram todo e tocaram fogo em algumas coisas", explicou Francilemos.

 

O comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, major Wilton Sousa, ressaltou que as equipes interviram após a depredação do patrimônio público.

“A partir do momento em que as pessoas vem fazer manifestação, tocam fogo em pneus, depredam o patrimônio público, a Polícia Militar e nenhum cidadão de bem aceitam porque só atrapalham a sociedade. Essa não é a maneira de se manifestar, a população pode se manifestar dentro da legalidade”, acrescentou.   

A Saad Sul se se pronunciou sobre a manifestação através de nota: 

Na manhã desta quarta-feira (26), manifestantes fizeram um protesto em frente à sede da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas Sul, localizada na avenida Barão de Gurgueia na Zona Sul de Teresina.

Durante o protesto, os manifestantes interditaram a via com pneus e atearam fogo. Alguns destes mais exaltados tentaram invadir o gabinete da superintendência e passaram a danificar o patrimônio, com danos a portas e janelas do prédio, cujos efeitos serão objeto de perícia. Uma mulher foi detida e conduzida a Central de Flagrantes por depredação do patrimônio público e um homem fugiu com a chegada da Polícia Militar.

O protesto se deu em função da desobstrução de uma via pública, realizada ontem (25) no bairro Santa Luzia, zona Sul de Teresina.

Sobre esse motivo alegado pelos manifestantes, a Saad Sul informa que no último final de semana, a Gerência de Fiscalização e Controle da Saad Sul recebeu denúncias acerca da ocupação irregular no logradouro público e área de preservação permanente, com demarcações de terreno na via, construção de armações e barracos, além da instalação de barricadas. Contudo, a Saad Sul esclarece que as vias públicas são para circulação pública da população, em seu direito de ir e vir, e é proibida a obstrução e/ou invasão com intenção de ocupá-las, assim como em áreas de preservação permanente. 

Outra alegação dos manifestantes é a reivindicação de moradias na Vila Campina, zona Sul de Teresina.

A Saad Sul esclarece que em 2021 foi realizado um cadastro habitacional com cerca de 15 famílias da região. Em 2022, o cadastro foi atualizado para 28 famílias e a Saad Sul procedeu com a elaboração do projeto para a construção das unidades habitacionais na área cedida pela prefeitura. Vale ressaltar que a solicitação de cadastro para as 28 famílias foi feita pela própria líder comunitária e atendida na época pelo superintendente Juca Alves.

Contudo, a mesma liderança comunitária reivindica uma nova atualização de cadastro, com a inserção de mais de 50 famílias, o que é inviável para o projeto habitacional em andamento. 

Na época, a Saad Sul solicitou atendimento social da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas (SEMCASPI), para entrega de cestas básicas às famílias cadastradas, alem da capacitação dessas pessoas pela Fundação Wall Ferraz (FWF).

A Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Sul respeita toda e qualquer manifestação, desde que realizada de forma pacífica, ordeira e com resguardo ao direito do outro, e repudia todo tipo de violência.

Devido a violência dos manifestantes, só após a chegada da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, eles foram recebidos no gabinete da Saad Sul pelo Superintendente Executivo, Isaac Meneses, e pela Gerente Habitacional, Jeovanna Alencar.

Rebeca Lima
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais