Cidadeverde.com

FMS vai vacinar cães e gatos na zona Leste após sagui testar positivo para raiva

Imprimir

Foto: Gabriel Paulino

Foto ilustrativa

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou nesta quarta-feira (26) que um sagui foi diagnosticado com raiva na zona Leste de Teresina e por isso será realizado um bloqueio vacinal de animais domésticos em todo o bairro Planalto Ininga, parte dos bairros Ininga e Horto Florestal, além da área do Hospital Universitário da UFPI. A ação terá início nesta quinta-feira (27). 

De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde, o sagui foi encontrado no último dia 21 de abril, com sinais de adoecimento por raiva em uma escola do Planalto Ininga. O animal foi capturado e passou por exames no Centro de Zooonoses, que comprovou que o animal estava com raiva.

“A equipe iniciou a busca ativa de pessoas que tiveram contato com o animal e constatou que ele não agrediu humanos nem animais, entretanto todos aqueles que o manusearam, desde o recolhimento até a necropsia, realizaram o protocolo recomendado para este caso”, informou o diretor de Vigilância em Saúde da FMS, Walfrido Salmito. 

A partir de quinta-feira (27) será iniciado o bloqueio vacinal com a imunização de gatos e cachorros da região onde o sagui foi encontrado. Para isso equipes da FMS vão passar de casa em casa com o objetivo de garantir a vacinação dos animais domésticos.

Prevenção

O diretor de Vigilância em Saúde da FMS, Walfrido Salmito, pede que todos os moradores de Teresina tomem as medidas preventivas necessárias, dentre elas: evitar alimentar animais silvestres presentes no perímetro urbano e rural da cidade, evitar o contato com esses animais silvestres, evitar a domesticação de animais silvestres e manter atualizada a situação vacinal de seus animais domésticos contra a raiva. 

“Lembramos que a campanha de vacinação contra raiva de animais domésticos acontece anualmente em Teresina”, destacou Walfrido Salmito.

Como buscar ajuda

Em caso de mordida ou contato com saliva de animal, a população deve buscar atendimento no Hospital da Primavera, que é uma referência para o atendimento e manejo de acidentes com animais potencialmente transmissores da raiva em Teresina. O local funciona na Avenida Duque de Caxias, no bairro Primavera, na zona Norte, e a sala de vacinação tem funcionamento até as 17 horas.

Os sintomas da raiva em humanos incluem febre, mal-estar, dor de cabeça e, posteriormente, alterações do comportamento, convulsões e paralisia. A vacinação está indicada em casos de acidentes graves com animais suspeitos da doença. E só deve ser realizada com indicação médica.

“É importante lembrar que o controle da raiva é responsabilidade de todos. Contamos com a colaboração da comunidade para manter a cidade livre desta doença. Caso você identifique próximo a sua residência, trabalho, escola e outros, qualquer animal com comportamento suspeito, não tente manusear e entre em contato com as autoridades de saúde”, pediu Walfrido Salmito.

Para mais informações, a população pode entrar em contato com os seguintes órgãos e telefones:

  • Gerência de Epidemiologia da FMS: (86) 3215 -7735;
  • Centro de Controle de Zoonoses de Teresina: (86) 3215-9144 ;
  •  Polícia Ambiental: (86) 3223-7221.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais