Cidadeverde.com

PF prende três empresários no Piauí em operação contra tráfico internacional de drogas

Imprimir

Três empresários foram presos no Piauí durante a operação Rota Caipira deflagrada ontem (26), pela Polícia Federal em 14 estados brasileiros contra o tráfico internacional de drogas. 

Cidadeverde.com apurou que dois deles trabalham com venda de veículos e o terceiro no ramo de farmácias. O envolvimento dos empresários na organização criminosa estaria atrelado na logística, transporte, financiamento e lavagem de dinheiro.  

A operação ainda está em andamento. Ao todo, estão sendo cumpridos 195 medidas judiciais, sendo 28 mandados de prisão preventiva, 95 de busca e apreensão, apreensão de 16 aeronaves, sequestro de três propriedades rurais e bloqueio de valores, que pode totalizar R$ 300 milhões. 

"No Piauí, alguns investigados já foram presos e outros ainda não. Inclusive ainda se busca identificar outras pessoa que davam suporte para a organização criminosal", explica o delegado da Polícia Federal, Alan Reis.

Foto: Divulgação/PF

De acordo com a investigação da Polícia Federal, a quadrilha utiliza uam frota de aviões de pequeno porte para trazer droga de Bolívia, Colômbia e Peru para o Brasil, especificamente para estados das regiões Norte e Nordeste e pontos estratégicos localizados nos Estados do Pará, Tocantins e Maranhão. Três capitais nordestinas, Teresina (PI), São Luiz (MA) e Fortaleza (CE), aparecem como destino da droga trazida pela quadrilha.

 

 

 

"O Piauí era um dos destinatários. A droga era armazenada em propriedades rurais, no Maranhão e no Tocantins, e deslocadas para Teresina e São Luiz, em compartimento secreto de veículos. De Teresina para Fortaleza, ainda, existe um vazio de investigação. Não sabemos ser a droga era consumida ou se enviada para a Europa e os Estados Unidos, onde se concentra o maior público consumidor de cocaína", explicou o delegado Alan Reis, da Polícia Federal.

 

Rebeca Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais