Cidadeverde.com

TRT discute prevenção de acidente de trabalho com motos

Imprimir

O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22) realiza nesta sexta-feira (28), o X Seminário de Prevenção de Acidentes de Trabalho dentro da programação da IX Cesta Jurídica. A edição abordará a prevenção de acidentes de trabalho com motos. No Brasil, foram mais de 24 mil acidentes de moto no trabalho em 2022. 

O evento é aberto ao público e acontece a partir das 8h na sala Adelcy Rocha, localizada no 4º andar do edifício-sede.  

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o juiz do Trabalho, Roberto Braga explicou o que pode ser caraterizado como acidente de trabalho. 

“O acidente de trabalho é aquele que ocorre tanto no trajeto do trabalho, no percurso de ida e volta, como aquele que é dentro do próprio ambiente de trabalho ou algumas doenças que são relacionadas ao trabalho que pode provocar uma incapacidade ou invalidez ao servidor”, explicou. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 


 
O gestor regional do Programa Trabalho Seguro no Piauí, desembargador Francisco Meton, explica que o evento é uma oportunidade para que o judiciário, a sociedade e os órgãos de trânsito e de saúde discutam sobre os acidentes que envolvam motociclistas. A ideia, de acordo com o magistrado, é que se busquem soluções para prevenir acidentes.
 
“O que pode parecer ser apenas um acidente de trânsito pode ser também, em alguns casos, acidente de trabalho. Isso porque, em algumas situações, os acidentes envolvem pessoas que estão realizando entregas ou se deslocando para exercer suas atividades laborais”, disse o desembargador.
 
Para discutir o assunto, o evento reúne a vice-coordenadora Nacional do Programa Trabalho Seguro e ministra do TST, Liana Chaib; o procurador-chefe do Trabalho, Edno Moura; o juiz Roberto Braga; e o auditor fiscal do Trabalho Guilherme Campos.  O diretor-geral do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Anderson Martins Dantas, o diretor administrativo do STRANS, Bruno Migliano Pessoa, e a diretora-geral do DETRAN-PI, Luana Barradas, também estarão presentes.
 
Abril verde
 
O seminário de Prevenção de Acidentes de Trabalho faz parte das atividades do TRT-22 em alusão ao Movimento Abril Verde. O objetivo é conscientizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável.
 
Além das palestras, o TRT-22 dará início às discussões para criação do Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidente de Trabalho no Piauí (GETRIN-22). 

 

Da Redação 
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais