Cidadeverde.com
Últimas

Servidores inativos nascidos em fevereiro têm até domingo para Prova de Vida

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Servidores públicos estaduais inativos, militares da reserva e pensionistas do Estado do Piauí, nascidos em fevereiro, têm até o próximo domingo (30) para realizar a Prova de Vida 2023, sob risco de suspensão do benefício previdenciário pago pela Fundação Piauí Previdência (Piauíprev).

A exemplo de anos anteriores, o procedimento é realizado de forma digital por meio do aplicativo MEU RPPS, disponível gratuitamente nas plataformas de celulares IOS e Android. Através dele, o beneficiário insere as informações, anexa os documentos e captura o movimento corporal exigido pela plataforma.

Prevista na lei 7.311/2019, a Prova de Vida é anual e obrigatória. Ela visa evitar o pagamento indevido de benefícios. A sua não realização implica em suspensão do benefício a partir de 30 dias após o fim do prazo.

Até o presente momento, 1.322 dos 3.298 beneficiários nascidos em fevereiro ainda não realizaram a Prova de Vida. “Sem essa prova, sem a certeza de que o servidor está vivo, suspenderemos o pagamento até o mês de junho. Então, peço a colaboração de todos para a realização da Prova de Vida, de forma que continuem a receber seus benefícios e não sejam prejudicados”, disse o superintendente de previdência da PiauíPrev, Marcos Steiner.

Os beneficiários nascidos em março e abril já podem fazer a Prova de Vida, tendo até os dias 31 de maio e 30 de junho para a sua realização, respectivamente. Já o prazo para os nascidos em maio tem início na segunda-feira (1º). Confira o cronograma completo abaixo:

Atualmente, a PiauíPrev paga cerca de R$ 205 milhões em 46 mil benefícios, sendo 36 mil aposentados e 10 mil pensionistas. O inativo ou pensionista que possuir mais de um benefício vinculado ao regime próprio do Estado do Piauí deverá proceder a Prova de Vida uma única vez. Caso o beneficiário seja também servidor estadual ativo, ele deverá selecionar, no aplicativo, a matrícula referente ao benefício, a fim de ter acesso à funcionalidade da prova de vida.

Não precisam realizar a Prova de Vida os servidores estaduais ativos, bem como os segurados inativos e/ou pensionistas que tiveram seu benefício implantado a partir de janeiro de 2023, assim como os detentores de pensão alimentícia descontada em benefício pago pela PiauíPrev.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais