Cidadeverde.com

Correios prorrogam inscrições para seleção de Jovem Aprendiz até esta sexta-feira (5)

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Os Correios prorrogaram novamente o prazo de inscrições para o programa Jovem Aprendiz. Estudantes entre 14 e 21 anos de idade, que cursem, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental podem se inscrever até esta sexta-feira (5) para participar da seleção.

São 4.382 vagas em todo o país. Haverá ainda formação de cadastro de reserva.

A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site dos Correios. O processo seletivo terá validade de um ano, sendo renovável por mais um ano.

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, afirma que o programa é uma forma de incentivar os jovens. "Acreditamos que nossa juventude precisa ser motivada e estar inserida nesse momento tão importante que vivemos de retomada dos grandes projetos de desenvolvimento para o país."

A seleção destinará 10% das vagas para pessoas com deficiência e 20% para candidatos pretos e pardos. De acordo com os Correios, o contrato será de 12 a 24 meses, em modelo CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

A formação profissional dos jovens aprendizes será nas áreas de assistente administrativo ou assistente de logística, e será realizada nas modalidades de educação presencial ou a distância.

Vale ressaltar que, de acordo com o edital de abertura do certame, só é possível fazer apenas uma inscrição, sendo vedada a utilização de documentos de terceiros. Caso seja necessário alterar algum dado cadastral de inscrição já concluída, tal alteração poderá ser realizada até o término do novo período de inscrições.

Para participar do programa é necessário:

  • Ter entre 14 e 21 anos na data da contratação
  • Estar matriculado e frequentando uma escola (no mínimo o 9º ano do ensino fundamental 2)
  • Ser matriculado em curso de aprendizagem de Programa de Aprendizagem Profissional indicado pelos Correios
  • Não ter sido contratado anteriormente pelos Correios ou como jovem aprendiz em outra empresa

Quem for aprovado receberá um salário que tem como base o salário mínimo por hora conforme o piso de cada estado, além de vale-transporte, vale-refeição ou vale-alimentação, e uniforme, que será uma camiseta dos Correios.

A jornada de trabalho será de 20 horas semanais, sendo quatro horas por dia, divididas em atividades teóricas (em entidade qualificada na formação técnico-profissional) e práticas, que serão feitas nos próprios Correios.

Como se inscrever

O candidato deve fazer um cadastro no site dos Correios para conseguir fazer a inscrição. É preciso acessar o site (https://meucorreios.correios.com.br/app/fazer-cadastro.php) e criar login e senha, preenchendo os dados solicitados. Em seguida, o estudante realiza a inscrição em um segundo link, que pode ser acessado aqui, onde conseguirá preencher a ficha de inscrição.

O formulário será usado para seleção dos candidatos, dando pontuação conforme renda bruta mensal da família, idade, local de estudo (escola pública ou privada) e participação em programas sociais.

As duas etapas seguintes serão de comprovação dos dados enviados pelo candidato e a realização de exame médico (em local a ser indicado pelos Correios). O resultado final será divulgado até o dia 14 de julho.

Segundo os Correios, as contratações devem começar no fim de agosto deste ano.

 

Fonte: Folhapress

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais