Cidadeverde.com

Franzé Silva defende integração entre forças de segurança em Teresina

Imprimir

Foto: Divulgação 

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT), defendeu, nesta sexta-feira (5), medidas que promovam maior integração entre a Guarda Civil Municipal de Teresina e as forças de segurança pública do Estado (polícias militar, civil, penal), para reforçar o combate à criminalidade na capital, inclusive no enfrentamento a facções criminosas.

Em publicação feita no seu perfil pessoal no Twitter, o parlamentar defendeu, ainda, realização de concurso público para reforçar o efetivo de agentes da Guarda. Franzé destaca a visita do ministro da Justiça, Flávio Dino, a Teresina, onde participa do Encontro Norte e Nordeste de Guardas Municipais (Enneguam) e entrega viaturas e equipamentos para enfrentar a violência contra as mulheres.

“Em Teresina, temos de olhar para a Guarda Civil Municipal, que está mais próxima das comunidades e precisa ser reconhecida, fortalecida. Eu defendo uma atuação integrada entre a Guarda e as forças de segurança pública estaduais, concurso para aumentar efetivo e treinamento”, pontua Franzé.

Na visão de Franzé Silva, “os agentes da Guarda Municipal têm um papel essencial no combate à criminalidade nos bairros, inclusive no enfrentamento a facções. Vou trabalhar, na Alepi, por reconhecimento para a Guarda e uma integração com as forças de segurança pública do Estado”.

Proteção das mulheres

Além da valorização da Guarda Civil de Teresina, Franzé defende medidas para proteger as mulheres. “Também é preciso combater a violência às mulheres e as viaturas e equipamentos que serão entregues por Dino vão reforçar esse ponto. Me somo a essa luta, tenho leis para proteger as mulheres e defendo mais Delegacias da Mulher, como a de Água Branca, uma articulação minha”, pontua.

As leis de Franzé para combater a violência contra mulheres são: 7.313/2019 (prioriza inclusão de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no mercado de trabalho); 7.423/2020 (Dispõe sobre embarque/desembarque de mulheres e pessoas idosas usuárias do sistema de transporte coletivo intermunicipal); 7.513/2021 (cria o Formulário Eletrônico de Avaliação de Riscos Esperança Garcia); 7.690/2021 (institui 14 de março como Dia de Enfrentamento à Violência Política contra as Mulheres).

 

Paula Sampaio
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais