Cidadeverde.com

‘Legado olímpico’: Pista de BMX do Piauí chega aos oito anos de obras sem conclusão

Imprimir

 


Há oito anos o Piauí recebeu a notícia de que sediaria a única pista de BMX (bicicross) do Nordeste. Em 2015, foi escolhido local, o bairro Frei Damião, zona Sudeste de Teresina e ainda no mesmo ano se iniciou as obras do que na época fazia parte do plano ‘Brasil medalhas’, obras que seriam um legado das olímpiadas do Rio-16. Atualmente, a obra que custou R$ 1,5 milhão aos cofres públicos com valores do Ministério do Esporte e contra partida da Prefeitura de Teresina não foi concluída e segue sem ser utilizada. 

“Ali é uma pista importante para Teresina e estado do Piauí. Para se ter uma ideia só tem duas dessas em funcionamento no país e elas ficam no Sul. Qual é a ideia de a gestão recuperar aquela pista, fomos provocados pela federação e secretaria e estamos juntos agora em busca dos recursos necessários que não são poucos. Tenho procurado parlamentares nosso como deputados Atila Lira e Júlio Cesar e estou mantendo contato com o próprio Ministério dos Esportes para que a gente possa concluir essa obra”, explicou o Secretário Renato Berger.

Pista de BMX 

SEMEL, Secretárias de Esportes e Federação Piauiense de Ciclismo decidiram unir forças para tentar reestruturar o local, que em 2018 chegou a ter 95% da obra concluída. Faltando apenas o ‘gate’ de largada para poder receber competições nacionais e internacionais. 

“A frustração grande para nós da federação, amantes do ciclismo e toda população do Piauí. É um equipamento de suma importância não só esportivo, mas também de lazer, cultura e educação. A frustração é gigante de não ter conseguido com o poder público, municipal finalizar essa obra que andou tão perto e hoje está atualmente jogada as traças, com muito mato e a bandidagem circulando na região”, afirmou o presidente da federação, Fernando Corrêa Lima. 

A intenção dos órgãos públicos é conseguir esses valores para recuperar o local através principalmente de emendas parlamentares, já que o valor é alto, na verdade o mesmo que foi usado para construir a obra do zero. Quem chega ao espaço onde está localizada a pista de bicicross enxerga rapidamente a falta de manutenção. 

O BMX é uma categoria do ciclismo que diferente da modalidade no estado não tem representantes. Um dos motivos é exatamente a falta de locais para treinamentos ou mesmo competições. Por isso, não existem atletas de BMX no Piauí. 

“Nós desde 2016, existe uma tentativa para que aja um desenvolvimento dessa modalidade. A gente precisaria de um fomento para criação de adeptos da modalidade por se tratar de algo que não existe no nosso estado. Tem todo um projeto que tem que ser criado até ter pilotos propriamente dito do BMX race. É preciso um projeto de longo prazo ser criado e não apenas uma simples entrega do objeto da forma que está lá”, afirmou Roberto Brito, representante do clube de BMX do Piauí. 

 

 

Pâmella Maranhão 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais