Cidadeverde.com

Draco cumpre 30 mandados contra facção que desafiava Polícia na internet

Imprimir
  • 09.jpeg Ascom/SSP
  • 08.jpeg Ascom/SSP
  • 07.jpeg Ascom/SSP
  • 06.jpeg Ascom/SSP
  • 05.jpeg Ascom/SSP
  • 04.jpeg Ascom/SSP
  • 03.jpeg Ascom/SSP
  • 02.jpeg Ascom/SSP
  • 01.jpeg Ascom/SSP

Atualizada às 12h30

O Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco) deflagrou na manhã desta terça-feira (9) a "Operação Laje" em uma ocupação irregular no bairro Alto da Ressureição, zona Sudeste de Teresina, contra uma facção criminosa que desafiava as forças de segurança pública com recados na internet. Ao todo, mais de 30 mandados judiciais foram cumpridos e 7 pessoas foram presas.

O coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa, informou que durante a operação foram dez pessoas conduzidas e sete autuadas em flagrante delito pelos crimes de organização criminosa e tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. 

Charles Pessoa afirmou que os criminosos aterrorizavam a população da região dizendo que as polícias não entravam no local.

“Eles difundiram algumas mensagens dizendo que nesse espaço aqui a Polícia do estado do Piauí não entrava nesse local, então nós demonstramos claramente que no estado do Piauí não há espaço para esse tipo de mensagem e também para esses grupos de indivíduos”, disse o coordenador do Draco.

A Operação Laje também desarticula uma base da facção criminosa na ocupação irregular. Ainda de acordo com a Polícia Civil, o nome da operação se refere a uma construção inacabada de um prédio no local que estava servindo como ponto de apoio para esconderijo, venda de drogas e local para guardar produtos roubados.  

“Nós identificamos no decorrer de investigações que estão em curso no Draco, que aqui nesse espaço funcionava um local onde um grupo de indivíduos, que pertence a uma facção criminosa, se utilizava desse espaço com o intuito de esconderijos, além do tráfico de entorpecentes muito forte aqui nessa região e a grande maioria desse indivíduos pertencem a uma facção criminosa”, acrescentou o delegado Charles Pessoa. 

O coordenador do Draco destacou ainda que a Operação Laje envolveu diversas equipes da Polícia Civil e Militar em uma ação integrada. 

“Essa operação é resultado de investigações que estão em curso aqui no Draco, mas no momento da deflagração nós contamos com o apoio de outras forças policiais, importante ressaltar a participação da própria Diretoria de Inteligência, tanto da Secretaria de Segurança Pública como da Polícia Civil, superintendente de Operações Integradas, FEISP, outros distritos policiais da grande Teresina e da própria capital, além de outras espercializadas da Polícia Civil e a participação da própria Polícia Militar, então é uma ação do Sistema de Segurança Pública no combate às facções criminosas”, pontou.

Além das prisões, armas e drogas foram apreendidas. O major Audivan Nunes, comandante do BPRONE,  destacou que haviam pessoas foragidas no local e celulares roubados também foram encontrados.

“Havia celulares roubados, pessoas foragidas aqui e pessoas aqui se intitulando dominar o território. Quero dizer para a sociedade piauiense que quem é organizado aqui nesses estado é o sistema de Segurança Pública, é a Polícia Militar, é a Polícia Civil", ressaltou o major. 

Sobre a desocupação das famílias que moram irregularmente no local, o coordenador do Draco informou que existe um planejamento para isso e o proprietário da construção utlizada como base dos criminosos já foi identificado. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

“Nós já temos esse planejamento relacionado a essas pessoas, inclusive a própria Secretária de Segurança Pública tem uma diretoria que é direcionada para prestar esse serviço de assistência. Então nós não iremos entrar apenas com a repressão, iremos também buscar outras ações relacionadas a essas políticas públicas”, disse.

Charles Pessoa acrescentou também que as pixações da sigla da faccção criminosa serão apagadas do local. 

 

Rebeca Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais