Cidadeverde.com

Prefeitura estuda mudar recadastramento e secretário descarta cortar salários de servidores

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O secretário municipal de Administração, Ronney Lustosa, informou nesta terça-feira (09) que a Prefeitura de Teresina estuda mudanças nas exigências feitas aos servidores para o recadastramento e uma nova prorrogação do prazo para envio dos dados. Um encontro com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) deve ocorrer nos próximos dias para tratar da situação e viabilizar um acordo. 

O prazo para envio das informações encerraria na semana passada, mas foi prorrogado pelo prefeito Dr. Pessoa até o dia 19 de maio, após servidores relatarem dificuldades no procedimento. Entre as principais reclamações, está a exigência de dados com o CPF e RG do pai e da mãe, o que, de acordo com o secretário, pode deixar de ser obrigatório. 

"Vamos esclarecer com o tribunal. Para nós é melhor que essa coisa do CPF do pai e da mãe não seja uma exigência para o servidor. Temos muitos servidores antigos, que os pais já faleceram. Vamos avaliar junto ao TCE qual é  a melhor alternativa", explicou Ronney Lustosa, que assumiu a secretaria municipal de Administração nesta segunda-feira. 

Ao todo, o recadastramento deve ser realizado por 26 mil servidores ativos, inativos e temporários do município de Teresina, mas até a semana assada apenas 18 mil haviam concluído.  . Isso 

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

Ronney Lustosa também descartou punições, como suspensão do salário de servidores que não fizerem o recadastramento, como chegou a ser anunciado, mas ressaltou que o procedimento continua sendo obrigatório.

"Estamos tranquilizando o servidor para não ficar preocupado com nenhuma penalidade por parte da prefeitura, mas o cadastramento precisa ser feito, porque precisamos das informações e o tribunal exige. Não vamos tomar nenhuma medida, a não ser que seja de último caso. Estava havendo um certo terrorismo e o servidor estava ficando apreensivo", destacou o secretário. 

O recadastramento faz parte de uma determinação do Tribunal de Contas do Estado e é realizado de forma online através do site da prefeitura. Ao todo, a medida atinge servidores ativos, inativos e temporários do município de Teresina. 

 

Bárbara Rodrigues e Natanael Souza  
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais