Cidadeverde.com

Obra em estrada para escoamento de grãos será retomada

Imprimir

O governador Rafael Fonteles visitou nesta quinta-feira (11), uma importante obra de infraestrutura viária para escoamento da produção agrícola dos cerrados piauienses. A estrada que liga a PI-397 em Uruçuí a Nova Santa Rosa, um trecho de 27 quilômetros, alcançou o índice de 36% de execução, está com a terraplanagem pronta e será retomada com o fim do período chuvoso. De acordo com a previsão da empresa responsável, a obra pode ser concluída até dezembro.

“Agora a gente vai retomar nesse período sem chuva até concluir a obra. Se sair uma máquina daqui é pra me contactar pra gente alinhar com o secretário (da Seagro) e não ter mais paralisações até o próximo período chuvoso. É compromisso nosso com esta comunidade e com o município de Uruçuí, para que aumente cada vez mais a produção e a produtividade do cerrado piauiense” afirmou Fonteles.

O Governo do Estado, através da Secretaria do Agronegócio e Empreendedorismo Rural (Seagro), investe mais de R$ 30 milhões na estrada Uruçuí-Nova Santa Rosa. A região é grande produtora de milho e soja e depende da via para tirar os grãos das fazendas e entregar aos compradores com mais agilidade e segurança. “A ordem do governador é que trabalhemos com toda velocidade, para que este povo alcance as melhorias que precisam na sua infraestrutura, no que se refere a estradas, energia e tantas outras obras quantas forem necessárias para desenvolver o Piauí” acrescentou o secretário do Agronegócio, Fábio Xavier.

O Distrito de Nova Santa Rosa reúne cerca de 150 famílias, a maioria oriunda do sul do país, que foram se instalando na região a partir da década de 1990, por reconhecer o enorme potencial do cerrado piauiense. Na área são 82 mil hectares plantados com o sistema de lavoura integrado à pecuária.

“Estamos sempre confiantes, governador. O que mais o agricultor e as comunidades esperam é estrada, energia, infraestrutura por parte dos governantes. Sua presença aqui nos deixa mais confiantes” declarou Celso Werner, presidente da Associação dos Produtores de Nova Santa Rosa.

Rafael destacou o compromisso firmado com os produtores quanto à exportação dos grãos. Ficou estabelecido que, quando estiver pronto, o Porto de Luís Correia, será usado para transportar a produção dos cerrados piauienses para o exterior. “Fazer a integração do sul com o norte do Piauí, para que esta riqueza que temos aqui no sul percorra o estado inteiro, gerando mais desenvolvimento e mais riqueza” acrescentou o governador.

À convite dos produtores Rafael Fonteles visitou a 14ª edição da Exposoja, que acontece no Distrito de Nova Santa Rosa. O evento pioneiro reúne agricultores e empresários de toda a região do Matopiba – Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. São mais de 100 expositores dos mais diversos segmentos do agronegócio, apresentando máquinas agrícolas, implementos, sementes, insumos, alternativas de energias renováveis, tudo que há de mais moderno à disposição no setor. A Exposoja movimentou mais de R$ 500 milhões em sua última edição.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais