Cidadeverde.com

Estimativa para Selic no fim de 2023 segue em 12,50% no Focus do BC

Imprimir

Foto:  Gil Ferreira/Agência CNJ

O Boletim Focus aponta que a expectativa para a taxa básica de juros no fim de deste ano segue estável. A mediana para os juros básicos no fim de 2023 seguiu em 12,50% ao ano, pela quarta semana consecutiva, divulgou nesta segunda-feira, 15, o Banco Central (BC).

Há duas semanas, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a Selic em 13,75% ao ano pela sexta reunião seguida.

Para o término de 2024, a expectativa também continuou em 10,00% pela 13ª semana consecutiva. Há quatro semanas, as estimativas eram de 12,50% e 10,00%, nessa ordem.

Considerando apenas as 62 respostas dos últimos cinco dias úteis, a mediana para o fim de 2023 permaneceu em 12,50%. Para o fim de 2024, seguiu em 10,00%, com 60 atualizações na última semana.

Na terceira reunião do Copom no novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o colegiado afirmou que a apresentação do arcabouço fiscal reduziu parte da incerteza, mas que a conjuntura é marcada por um processo de desinflação que tende a ser lento em meio às expectativas de inflação desancoradas. Segundo o colegiado, esse contexto demanda maior atenção na condução da política monetária.

O BC ainda repetiu que vai continuar vigilante, avaliando se a estratégia de manutenção da taxa Selic por período prolongado será capaz de assegurar a convergência da inflação à meta. Mas acrescentou que o cenário de retomada da alta de juros é menos provável, embora garanta que não hesitará em tomar esse caminho caso o processo de desinflação não ocorra como o esperado.

Na Focus, a projeção para a Selic no fim de 2025 continuou em 9,00%, mesma mediana de quatro semanas atrás. O boletim ainda trouxe a projeção para a Selic no fim de 2026, que caiu de 9,00% para 8,75%, ante 8,75% um mês antes.

 

Fonte: Estadão Conteúdo 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais