Cidadeverde.com

Secretaria das Mulheres trabalha protocolo piloto antiviolência para bares e restaurantes

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 


A secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, afirmou que estão avançando as discussões para construção de um protocolo para ajudar mulheres vítimas de violência em espaços de lazer, como bares e restaurantes. A experiência piloto será em Teresina. A pasta vai dialogar com Associação dos Bares e Restaurantes para que a entidade indique os restaurantes e bares que poderão iniciar o projeto. 

Segundo a secretaria, um número de WhatsApp (0800 000 1673) já está disponível para que as vítimas possam buscar apoio. "Fizemos uma readequadação na rede, para que nosso pessoal de atendimento, como psicólogas e assistentes sociais, possam atender as todas as mulheres que nos procurarem em busca de ajuda. Além disso, estamos trabalhando junto com outras secretarias para construir um protocolo que deve ser aplicado pelos espaços de lazer", explica Zenaide Lustosa.

Segundo Zenaide Lustosa, a discussão para a construção do protocolo está em andamento. Na próxima fase vamos realizar a sensibilização das empresas, para que eles conheçam o protocolo e possam implementar nos seus estabelecimentos.

"Nós vivemos numa realidade em que uma mulher é morta a cada seis horas. E temos vistos as vítimas relatarem situações de violência em bares e restaurantes e outros espaços públicos. Com esse protocolo queremos encerrar a questão no próprio estabelecimento prestando assistência total à vítima", pontua a secretária.

Somente na última semana, dois casos de agressões iniciadas em restaurantes ganharam repercussão no Piauí. Em um deles a estudante de Direito Victoria Aparecida Soares denunciou que foi impedida de sair de um restaurante pelo ex-namorado, Matheus Victor da Silva Alencar, e que o rapaz a teria trancado no banheiro do estabelecimento. As agressões iniciadas no restaurante seguiram no apartamento da família da vítima. Matheus Victor foi preso na última sexta-feira (12) .

Em outro caso, um grupo de amigas foi agredida verbalmente pelo empresário Luís José de Moura Neto em um restaurante, e culminaram com agressões físicas no apartamento de uma das vítimas. Pamela Xavier, Carlene dos Santos, Isabela Arruda e Maria Eduarda Oliveira registraram boletim de ocorrência na última sexta-feira (12) e hoje (16) foram até a Delegacia da Mulher, também, denunciar o caso.


Adriana Magalhães
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais