Cidadeverde.com

Rafael Fonteles lança concursos com 160 vagas para a Uespi

Imprimir

Foto: Paulo Barros/Ccom 

O governador Rafael Fonteles anunciou nesta segunda-feira (15) dois novos concursos públicos para cargos de nível médio e superior na Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Ao todo, serão 160 vagas ofertadas para o quadro efetivo da instituição, 85 para docentes e 75 para técnicos. 

O investimento total é de quase R$ 8 milhões. Os editais serão publicados ainda hoje no site do Nucepe.  

Os novos certames buscam admitir 39 professores em regime de tempo integral – TI (40h) e outros 46 de tempo parcial – TP (20h). Das 85 vagas ofertadas, 60 são direcionadas a professores auxiliares (especialistas) e 25 para assistentes (mestres). 

Em relação aos profissionais técnicos, o concurso busca a contratação de 30 analistas de gestão administrativa universitária (nível superior) e mais 45 assistentes (nível médio).

As inscrições para docentes poderão ser realizadas entre os dias 2 de junho e 3 de julho. Já os técnicos têm de 20 de junho a 28 de julho para garantir a participação no certame.

O resultado final do certame para docentes será divulgado no mês de setembro. Logo após, em novembro, é a vez dos técnicos terem acesso ao resultado

Após o resultado e a nomeação dos profissionais aprovados, prevista para o fim deste ano, a Uespi saltará de 910 professores efetivos para 995. Além disso, eleva o número de profissionais técnicos de 311 para 386.

Os concursos fazem parte das melhorias anunciadas pelo governador ainda no início da gestão. Considerada uma das prioridades, a Uespi já foi beneficiada, anteriormente, com a ampliação e reajuste de bolsas de pesquisa e auxílios alimentação e moradia. 

A instituição  também teve investimento de R$ 66 milhões anunciado para ampliação, modernização e reforma de 12 campi da universidade, sendo dois em Teresina e outros 10 no interior. 

Em breve, serão anunciados, ainda, novos cursos sintonizados com o setor produtivo e as potencialidades do Piauí.

Foto: Ascom / Uespi

 

Segundo o governador, grandes investimentos na Uespi e na educação piauiense em todos os níveis são imprescindíveis para o desenvolvimento do estado. “Não existe crescimento sem investir em educação, ciência, tecnologia e inovação, por isso temos trabalhado bastante para desenvolver a nossa educação, com escolas em tempo integral e com a nossa Uespi cada vez maior, moderna e forte”, disse Rafael Fonteles.

Segundo o reitor da Uespi, Evandro Alberto, aumentar o quadro efetivo da instituição irá proporcionar melhores condições de aprendizagem aos alunos, além da prestação de melhores atendimentos e serviços ao público em geral. “Os concursos têm como objetivo prover a quantidade de professores necessária para melhor atender aos nossos alunos, suprindo determinados campi e cursos em que há essa necessidade. Além disso, iremos recompor o nosso quadro de técnicos, com o objetivo de atender melhor a todos”, disse o gestor.

 

Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais