Cidadeverde.com

Como a Blockchain pode transformar a logística e a cadeia de suprimentos

Imprimir

Foto: Pixabay

A blockchain é uma tecnologia responsável por criar tipos de registros digitais seguros e sem a possibilidade de alterar ou fraudar. Desta maneira, é também uma tecnologia das mais interessantes para o setor de logística.

Afinal de contas, essa tecnologia é capaz até mesmo de fazer uma ampla transformação nesse setor de logística, especialmente quando se trata de cadeia de alimentos.

Inclusive, quando se fala em cadeia de alimentos, já se pensa em uma logística das mais eficientes. Isso porque a comida é algo essencial e não podemos deixar de fazer aquilo que realmente precisamos: distribuir alimentos para os mercados e abastecer.

Então, a tecnologia da Blockchain tem essa vantagem de poder ajudar e muito na logística, otimizando todo o setor e melhorando a qualidade e a agilidade da entrega dos produtos. Inclusive, o DiarioSP já fez algumas matérias sobre o assunto.

Algumas características da Blockchain

Uma das características da Blockchain é a capacidade de conseguir rastrear produtos. Isso porque ela cria esses registros impossíveis de se mudar, isso desde a fabricação de um determinado produto até mesmo a hora da entrega para o cliente final.

Desta maneira, é uma forma de garantir a confiabilidade de um determinado produto e comprovar que ele realmente é original. Em tempos onde os clientes e consumidores estão cada vez mais exigentes, isso é um diferencial muito grande para diversas empresas.

Por isso, muitos empresários estão começando a investir na tecnologia da Blockchain no mercado brasileiro. Tudo para deixar a logística e a cadeia de suprimentos mais completa e confiável.

Além disso, em tempos onde existe uma grande preocupação com a sustentabilidade, temos a questão do gerenciamento do inventário, que pode ajudar até mesmo a evitar o desperdício de produto.

Então, é uma forma de que aquele produto que estamos fazendo na empresa seja levado para o lugar certo e, principalmente, na quantidade adequada. Por isso, também o Blockchain vem se tornando algo bem interessante, não apenas para as empresas, mas também para todos os membros da sociedade.

Outra possibilidade de se usar a Blockchain é para fazer contratos, o que pode gerar pagamentos automáticos em caso de sucesso na entrega final do produto. Isso também vai ajudar a evitar golpes e calotes por parte de um dos dois lados, tornando o negócio cada vez mais assertivo.

Aliás, ainda com relação a pagamentos, é também um acessório importante que ajuda a evitar intermediários, fazendo com o que o valor saia de uma origem a vá ao seu destino sem passar por ninguém. Isso evita atrasos e pode deixar também os pagamentos mais rápidos e eficientes.

Então, são alguns exemplos de que a Blockchain é algo que realmente veio para ficar. E vai ajudar muitas empresas a se desenvolverem melhor. Ainda dentro de tudo o que é importante nesta ferramenta, está a questão da segurança e também da privacidade do cliente.

Isso porque ele garante a discrição da cadeia de alimentos, dificultando ainda mais a ação dos hackers na hora de buscar os detalhes dos produtos para roubar os dados. Isso porque tudo é criptografado e enviado a uma central.

Enfim, a Blockchain é algo de muito potencial e um recurso muito válido para as grandes empresas, em diversas situações. Assim, é uma tecnologia onde muitos já estão adotando e até mesmo possui baixo custo. Portanto, é viável e poderá trazer mudanças significativas neste mundo de logística e cadeia de suprimentos.

Então, o Blockchain é um recurso que vai ficar cada vez mais comum e cada vez mais gente vai acabar utilizando. E a logística da cadeia de suprimentos vai ficar ainda mais moderna e aprimorada com essa tecnologia.

 

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais