Cidadeverde.com

Governador lança campanha e quer 95% do rebanho imunizado contra aftosa

Imprimir
  • FEBRE_AFTOSA_(2).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • FEBRE_AFTOSA_(12).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • FEBRE_AFTOSA_(11).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • FEBRE_AFTOSA_(10).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • FEBRE_AFTOSA_(9).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • FEBRE_AFTOSA_(8).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • FEBRE_AFTOSA_(7).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • FEBRE_AFTOSA_(6).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • FEBRE_AFTOSA_(5).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • FEBRE_AFTOSA_(4).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • FEBRE_AFTOSA_(3).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com

 

O governador Rafael Fonteles (PT) lançou nesta terça-feira (16) a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Piauí. O ato aconteceu na Fazenda JM, no Povoado Coroatá, zona rural de Teresina, propriedade do deputado João Madison (MDB).

Nesta etapa da imunização, o objetivo é vacinar bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias, o que corresponde a 1,8 milhão de animais, aproximadamente. Destes, pelo menos 715 animais são búfalos. No ano passado, o Governo do Estado conseguiu fazer uma cobertura de 93%. Para 2023, a meta é chegar a 95%. 

O prazo para imunização do rebanho encerra no dia 31 de maio. Após isso, o produtor rural terá até 15 de junho para declarar a vacinação e atualizar o saldo do rebanho, por meio do Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidapi).

“Essa data é improrrogável. Ou seja, o nosso produtor vai ter que vacinar até esse período. O mais importante é que ele tem que informar para a Adapi sobre a vacinação. É por isso que estamos lançando essa campanha de forma simbólica, até para pedir que aquele produtor vacine o seu rebanho completo e se for fêmea de 3 a 8 meses que vacine também contra a brucelose”, explicou o secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu. 

Em discurso, o governador Rafael Fonteles brincou sobre ter decidido usar botas para ir à solenidade. Para ele, o ato é importante pois faz parte de uma das etapas da modernização da pecuária no estado. O governador disse que a meta é deixar o Piauí livre da aftosa sem a necessidade da vacinação até o ano de 2025. Ele também anunciou a instalação de pelo menos quatro frigoríficos, com a expectativa uma estrutura que abrigue pelo menos 30 mil empregos. 

“O Piauí já tem um destaque na pecuária e já temos um índice de vacinação, queremos atingir um patamar. A ideia é chegar nesse estágio sem a necessidade da vacinação até 2025. Estou vindo aqui como governador pela primeira vez, até uma bota eu coloquei para vir aqui na fazenda JM para esse gesto simbólico e incentivar a vacinação para garantir esse estágio vacinal”

Os novos frigoríficos vão ficar em Ribeiro Gonçalves, Uruçuí, Socorro e outro no Norte que abrangerá o território de Teresina, médio Parnaíba e Campo Maior. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Anfitrião na solenidade, João Madison fez uma fala voltada para jovens empresários que estão ingressando no mundo da pecuária. “Vamos mostrar que a pecuária do nosso estado tem crescido em qualidade e quantidade. Já temos touros aqui do Piauí mesmo, não só eu como outros criadores, vendendo por preços excepcionais. Temos muitos jovens entrando na pecuária, porque além de ser saborosa para se viver, dá dinheiro. Agora, tudo no momento certo. Você tem que passar por várias fases”, destacou. 

Vale ainda alertar que, sem a vacinação, os produtores rurais podem ser multados e ficam impedidos de comercializar e transportar o animal, pois não conseguirão emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA). O produtor também precisa ter a comprovação da vacina para conseguir financiamento com os bancos e para realizar a compra de milho na Conab, utilizado na ração animal.


Paula Sampaio 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais