Cidadeverde.com

Entidades realizam Dia D contra violência sexual de crianças e adolescentes no Piauí

Imprimir

Entidades e instituições realizam na manhã desta quinta-feira (18) um Dia D contra a violência sexual de crianças e adolescentes. Na Avenida Frei Serafim, centro de Teresina, os participantes fizeram uma ação educativa e seguiram em direção ao Auditório da Ação Social Arquidiocesana (ASA), localizada no edifício Paulo VI.

 Em entrevista ao Notícia da Manhã, a presidente do Comitê Piauiense de Enfretamento à Violência Sexual de Criança e Adolescente, irmã Denise Morra, informou que o objetivo da ação é provocar a criação de políticas públicas de enfretamento à esse tipo de violência.

“A ideia desse dia, que a gente denomina de Dia D, é fazer uma grande manifestação no Brasil inteiro provocando políticas públicas para crianças e adolescentes, principalmente vítimas de abuso sexual. A ideia aqui no Piauí é através de blitz educativas, caminhadas de prevenção, fazer essa manifestação de forma lúdica, mas também chamando atenção da população em geral desse grave problema da sociedade”, explica

A irmã Denise Morra destacou ainda que neste ano os dados no Piauí sobre violência sexual contra crianças e adolescentes serão compilados e apresentado durante um seminário da OAB-PI.

“Este ano, de uma forma muito concreta, nós estamos conseguindo através da Secretaria de Segurança do Estado, com parceria dos municípios, com conselhos tutelares, com a sociedade civil em geral, fazer com que esses dados sejam compilados e que saia uma grande resultado, infelizmente negativo, dessa situação de abuso e exploração sexual em todo o território do Piauí. Isso será apresentado no dia 25 de maio em um seminário educativo e preventivo que vai ter na OAB e que todos nós desse comitê piauiense estamos nessa engrenagem para que isso se torne dado real e que possa se transformar em políticas públicas em defesa da criança e adolescente no nosso estado”, acrescentou. 

Após a caminhada, algumas crianças e jovens farão manifestações e apresentações abordando a temática da violência sexual, reunindo forças para que o assunto seja mais discutido na sociedade e nas escolas, evitando novas vítimas. A mobilização irá contar com a participação de crianças e adolescentes assistidos por diversos serviços sociais de Teresina, reforçando o seu protagonismo na luta pela garantia de direitos.

Foto: Ascom/ASA 

 

Rebeca Lima
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais