Cidadeverde.com

Veja 7 maneiras de evitar lesões durante a corrida

Imprimir

 

Foto: Freepik


A corrida de rua é o segundo esporte mais praticado no Brasil. Fica atrás apenas do futebol, com cerca de 9,5 milhões de praticantes no país, de acordo com última pesquisa realizada pelo IBOPE. A prática regular da modalidade previne doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, além de ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.

Em contrapartida, é considerado um esporte com alto risco de lesões quando praticado de forma incorreta. É o que alerta o educador físico Nicholas Romanov. Ele apresenta uma metodologia inovadora para atletas avançados e também iniciantes aprimorarem a técnica no livro Running - A Revolução na Corrida.


Confira um passo a passo resumido com as orientações presentes na obra para prevenir as lesões de uma vez por todas:

-Invista em um tênis adequado: escolher o tênis certo para a sua pisada e biomecânica é fundamental para reduzir o risco de lesões. Procure um profissional especializado em corrida para ajudá-lo.

-Não exagere no volume e na intensidade do treino: aumente a distância ou a velocidade dos treinos gradativamente. Respeitar os limites do seu corpo é essencial para evitar lesões causadas pelo excesso de esforço.

-Fortaleça a musculatura: músculos fortes e bem treinados podem ajudar a prevenir lesões, especialmente na região do quadril e da coxa.

-Alongue-se regularmente: a falta de flexibilidade pode aumentar o risco de lesões musculares e articulares. Reserve alguns minutos antes e depois para se alongar adequadamente.

-Varie o tipo de treino: fazer sempre o mesmo treino pode levar a um desgaste excessivo de certas partes do corpo. Varie a intensidade, a distância e o terreno para reduzir o risco de lesões por sobrecarga.

-Descanse adequadamente: dar ao seu corpo tempo suficiente para se recuperar após as corridas é fundamental para evitar lesões. Respeite os dias de descanso e evite treinar quando estiver cansado ou com dor.

-Busque orientação profissional: trabalhar com um treinador ou fisioterapeuta especializado em corrida pode ajudá-lo a identificar possíveis desequilíbrios musculares ou problemas de biomecânica que aumentam o risco de lesões. Os profissionais também podem orientá-lo na elaboração de um plano de treino seguro e eficiente.


Vale lembrar que, antes de iniciar os treinos, o ideal é procurar avaliação médica para saber se você está realmente apto a praticar a corrida de rua, além de ter acompanhamento com um educador físico profissional que planejará o treino adequadamente.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais