Cidadeverde.com

Ansiedade pode atrapalhar na hora de engravidar; especialista explica

Imprimir

 

 

A gravidez traz diversas mudanças na vida de uma mulher. Quando ela decide que está pronta para ser mãe, várias questões surgem e com elas a ansiedade que pode atrapalhar todo o processo.

Segundo a psicóloga da FertVida, Fernanda  Pires, a ansiedade durante a fertilização causa alterações físicas que geram um desequilíbrio hormonal.

"A ansiedade diminui a produção de óvulos e a quantidade de esperma que pode ser produzido. Por isso é necessário que o casal esteja unido, que cuide da saúde e alimentação, que faça atividade física e também preserve na mente o lado positivo e resiliente. Na fertilização a gente precisa percorrer um caminho que, às vezes, não é tão agradável, mas quando esse sonho é realizado a gente esquece tudo que passou", conta Fernanda.

Os homens também sofrem com a pressão, inseguranças e incertezas. Portanto, quando o casal descobre que não consegue ter filhos de forma natural, o primeiro passo é buscar orientação de uma equipe multiprofissional.

"A expectativa do tratamento e o envolvimento da família - que acaba cobrando a chegada do filho - prejudica. A equipe multiprofissional deve avaliar esse casal porque cada caso é um caso. Por isso, o acompanhamento psicológico deve ser iniciado desde a primeira consulta", fala a especialista.

 


Da Redação com informações do Tem de Tudo na TV
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais